Barato, versátil e fonte de proteínas e vitaminas: sim, o ingrediente mágico com essas características existe! Mas quem já passou dos 20 e poucos anos sabe que nem sempre foi assim: há algum tempo, o ovo era relegado à classe de alimentos inimigos da saúde e da dieta. Bobagem!
Trilha sonora: “para a noooossa alegriiiia…”
“Diferentemente do que já foi dito, o ovo não eleva o colesterol sanguíneo, pois não é rico em gorduras saturadas”, explica a nutricionista funcional Gabriela Saracchini. Entre os benefícios ela lista ainda as baixas calorias (cerca de 70 por unidade), o alto valor proteico (eu ouvi músculos?) e a concentração de vitaminas e minerais. “O ovo é aliado na manutenção muscular, principalmente por causa da leucina, um aminoácido essencial presente na clara. Já a gema concentra a maior parte das vitaminas e minerais, a exemplo da colina, importante para a formação de novos neurônios”, completa a nutri. Ah, quando for possível escolher, prefira ovos de galinhas caipiras, ok?
Ovos: como conservar
Ovos bons são ovos frescos, por isso é sempre bom testá-los antes de usar (nem pense em consumir ovos botados há mais de duas semanas!). Para descobrir o frescor dos ovos em casa mesmo, o livro Ovo - 50 das melhores receitas (2012, Ed. Manole) sugere mergulhá-los em água sal e água fria (⅓ de xícara de sal para 4 xícaras de água). Se o ovo afundar, está fresco. Se metade do corpo ficar para fora, foi botado há mais ou menos uma semana. Agora, se o ovo boiar, não consuma, pois ele já tem duas semanas de vida.
Tudo ok com os ovinhos? Então guarde-os na geladeira, de preferência com a casca lavada e longe de peixes e queijos com cheiro forte. Outra dica: se forem armazenados com a ponta para baixo, a gema permanece no centro da clara.
Enfim, receitas com ovos!
Da entrada à sobremesa, da massa à marmita das musas fitness (quase sempre ao lado de batata-doce): dá para usar ovo em infinitas receitas! Aliás, a gente já sugeriu dois clássicos por aqui: o espaguete à carbonara e o pudim de leite condensado!
Deu fome só de pensar? Então dá uma olhada nessas outras sugestões, direto do livro Ovo - 50 das melhores receitas:
Ovos poché com pão frito
Ingredientes
- 5 ovos
- 50 g de farinha de trigo
- 150 g de farinha de rosca
- 4 fatias de pão branco de forma
- 1 maço de rúcula
- 3 colheres de sopa de vinagre de vinho
- Óleo para fritar
- Sal a gosto
Modo de preparo
Retire os ovos da geladeira pelo menos 2 horas antes de prepará-los para que atinjam a temperatura ambiente. Ferva uma panela de água com o vinagre. Quebre 4 ovos, separadamente, dentro de uma xícara. Quando a água estiver fervendo em fogo baixo, use uma colher para fazer movimento circulares nela, como um redemoinho, e despeje o ovo no centro. A água manterá a clara em volta da gema em formato uniforme. Cozinhe em fogo brando por 4 minutos e então, com cuidado, retire o ovo da água com uma escumadeira e coloque-o numa vasilha com água gelada para cessar o cozimento. Escorra os ovos e seque-os sobre um pano de prato. Se necessário, apare com uma faca as partes imperfeitas da clara. Bata o ovo restante numa vasilha com uma pitada de sal. Com cuidado, passe os ovos poché na farinha de trigo, no ovos batido e na farinha de rosca. Toste as 4 fatias de pão dos dois lados. Aqueça o óleo numa panela, e quando estiver bem quente, mergulhe os ovos empanados nele. Frite por alguns minutos até que estejam dourados, retire-os com a escumadeira e seque-os sobre papel toalha. Acrescente sal a gosto e sirva-os nos pães tostados, decorados com folhas de rúcula, previamente lavadas e secas.
Rendimento
4 porções
Raviolone recheado com ovo e ricota
Ingredientes
- 250 g de farinha de trigo
- 2 gemas
- 1 ovo inteiro
Para o recheio:
- 150 g de ricota
- 30 g de queijo parmesão
- 5 ovos
- 3 colheres de sopa (40 g) de manteiga
- Noz-moscada
- Tomilho
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Derreta a manteiga numa panela com o tomilho, já lavado e seco. Desligue o fogo e deixe a manteiga absorver o sabor da erva. Reserve. Sobre a bancada, misture a farinha, as gemas e o ovo. Cubra a massa com um filme plástico e coloque-a na geladeira para descansar por 30 min. Passe a ricota por uma peneira, dentro de uma vasilha. Acrescente o parmesão ralado, 1 ovo, sal, pimenta e uma pitada de noz-moscada. Abra a metade da massa com o rolo e pincele um pouco de clara de ovo. Coloque o recheio em um saco de confeiteiro e faça círculos com cerca de 10 cm de diâmetro sobre a massa. Coloque uma gema de ovo no centro de cada círculo. Abra o restante da massa com um rolo e coloque-a sobre os círculos de recheio na outra folha de massa. Em seguida, corte cada raviolone com um cortador de massa. Cozinhe em água fervente com sal por 4 a 5 min. Escorra e tempere com manteiga aromatizada com tomilho.
Rendimento
4 porções
Fritada ao ovo com espinafre e linguiça
Ingredientes
- 8 ovos
- 100 g de linguiça luganega ou outro tipo de linguiça de porco
- 300 g de espinafre
- ½ xícara de chá (50 g) de queijo parmesão ralado
- 1 ½ colher de sopa (25 ml) de azeite de oliva extra-virgem
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Limpe, lave e escorra o espinafre. Retire a pele na linguiça e esfarele a carne com os dedos. Aqueça o azeite numa panela e, assim que estiver quente, acrescente a carne esfarelada. Frite até dourar, então escorra o excesso de gordura. Em seguida, adicione o espinafre e cozinhe por 2 a 3 min. Tempere com sal e pimenta. Bata os ovos em uma vasilha com o parmesão e um pouco de sal e pimenta. Depois, acrescente-os ao espinafre e à linguiça. Preaqueça o forno a 150 ºC. Despeje a mistura em forminhas de silicone e asse por cerca de 15 min.
Rendimento
4 porções
Crème brûlée
Ingredientes
- 5 gemas
- 125 g de açúcar
- 500 ml de creme de leite fresco
- 1 fava de baunilha
- 3 ½ colheres de sopa (40 g) de açúcar-mascavo claro
Modo de preparo
Despeje o creme de leite em uma panela. Abra a fava de baunilha ao meio no sentido do comprimento com a ponta de uma faca e adicione ao creme. Deixe levantar fervura em fogo baixo. Numa vasilha, bata as gemas com o açúcar até que a massa fique cremosa e amarelo-clara. Verta devagar o creme de leite fervente sobre essa vasilha, mexendo bem, mas tomando cuidado para não formar espuma. Preaqueça o forno a 100 ºC. Despeje essa mistura em forminhas e asse no forno em banho-maria até que o creme esteja firme. Retire do forno, deixe esfriar e, em seguida, leve à geladeira por pelo menos 2 horas. Polvilhe açúcar-mascavo sobre cada forminha e caramelize com um maçarico.
Rendimento
4 porções
Maionese
A origem desse molho famoso no mundo todo é controversa. Segundo o livro Ovo - 50 das melhores receitas, alguns acreditam que o nome é uma referência à cidade espanhola de Maó, onde as pessoas preparavam uma receita parecida chamada pelos antigos romanos de “mahonese”. Outra teoria diz que o nome tem origem com Carlo de Lorena, o Duque de Mayenne, que, antes de enfrentar Henrique VI na batalha de Arques (1589), na qual foi derrotado, comeu frango frito acompanhado de um molho muito semelhante à maionese que a gente conhece hoje, e que fora chamado de “mayennaise”.
Ingredientes
2 gemas
330 ml de azeite de oliva ou óleo de girassol
1 colher de sopa de vinagre ou de suco de limão
Sal a gosto
Modo de preparo
Coloque as gemas numa vasilha e acrescente um pouco de sal. Com um fouet, junte o óleo aos poucos (a maionese terá um sabor mais marcante se for usado azeite de oliva). Quando a maionese começar a engrossar, adicione o suco de limão ou o vinagre e continue a acrescentar, sem parar de mexer, o restante do óleo, pouco a pouco. Se necessário, acerte o tempero colocando mais sal, vinagre ou suco de limão.
Rendimento
4 porções
Vem ver mais receitinhas gostosas
Sanduíche natural: receitas fáceis, gostosas (e light!)
Cansada e sem ideias? Confira 12 receitas para um jantar express
Sopa detox: 6 receitas fáceis, gostosas – e com baixas calorias
Quer praticidade na cozinha? 23 receitas de uma panela só