Poucos materiais são tão funcionais e sedutores quanto o papel – as loucas por papelaria que o digam. A gente sabe, claro, que os arquivos digitais e e-books facilitaram bastante a vida (e pouparam alguns milhões de árvores), mas estão longe de exercer o fascínio de uma folha branquinha, só esperando ser preenchida. <3
O papel teria sido inventado na China em 105 a.C, mas evidências arqueológicas sugerem que ele já existia dois séculos antes. Antes de chegar a Europa, foi amplamente usado no continente asiático, principalmente na Coreia, no Japão e no Tibete.
Exposição sobre o papel em São Paulo
A sutileza do papel é justamente o tema da exposição SUBTLE – Sutilezas em papel, que acontece na Japan House, em São Paulo, a partir de 29 de julho. Por meio de peças delicadas e com técnica sofisticada, a mostra pretende abordar o design e a tecnologia contidos nesse material tão familiar.
A versão paulistana é uma remontagem de mostra exibida na feira Takeo Paper Show, evento dedicado ao universo do papel que acontece no Japão desde 1965. A exposição já passou ainda por Taipé, em Taiwan, e Milão, na Itália. Depois do Brasil, ela segue para os projetos da Japan House de Londres e Los Angeles.
Técnicas como a do washi, papel japonês feito artesanalmente e considerado um tesouro nacional, integram as 27 criações expostas. Uma das abordagens da mostra traz uma coleção que convida o visitante a percorrer as próprias experiências e memórias relacionadas ao papel, como rendas feitas com o material, dobraduras e envelopes.
Serviço:
Exposição SUBTLE - Sutilezas em papel
Quando: 29 de julho a 10 de setembro de 2017
Horários: 10h/22h (dom. e feriados até 18h, fecha seg.)
Onde: Japan House (Avenida Paulista, 52, Cerqueira César, São Paulo)
Quanto: Grátis.
Vamos de moda?
Mais sobre cultura pop:
Dica cultural? Toulouse Lautrec no Masp!
Em Nova York, cestos de lixo viraram vasos de flores
Nostalgia mode on: o Gameboy da sua infância está de volta