Há quem ame e quem odeie o Photoshop. Os amantes garantem que a ferramenta permite resultados incríveis (e ninguém duvida disso). Já os haters criticam o teor artificial do programa. Se você ama ou não, verdade seja dita: o Photoshop já tem seu lugar consolidado, principalmente quando falamos em publicidade. Mas será que há 20 anos as fotos não tinham retoques?
Esqueça isso, leitora. A única diferença é que, no passado, os pintores usavam técnicas muitos mais básicas e artísticas e, ainda assim, tão efetivas quanto o Photoshop. O objetivo desses artistas era "melhorar esteticamente" nossa visão, mas de uma forma menos bruta.
O pintor Gil Elvgren foi um dos precursores do retoque, mas usando diferentes nuances em suas pinturas. Algumas das imagens mais icônicas das campanhas publicitárias e calendários dos anos 50 são dele. Confira abaixo:
Atrizes como Donna Reed e Kim Novak e até mesmo a própria mulher do pintor, Janet, serviram de modelo para ele. Todas as curvas femininas, dos lábios aos tornozelos, marcaram a pré-história da imagem atual – que muitas vezes é revisitada, mesmo 75 anos depois.
Quando não havia filtros de imagem e nem ferramentas que permitiam "engordar" ou "emagrecer" alguém, havia artistas, que tomavam como referência os corpos das mulheres e simplesmente os desenhavam, acrescentando um pouco de cor e nada mais!
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