Home / Lifestyle / Sociedade

Sobreviventes do câncer de mama mostram suas cicatrizes em resposta à campanha #ShowYourStrap

by Raíssa Basílio ,
Sobreviventes do câncer de mama mostram suas cicatrizes em resposta à campanha #ShowYourStrap© Marks & Spencer

Deu ruim

Era pra ser um movimento de conscientização, mas o rumo da história mudou completamente. A rede de lojas de departamento britânica Marks & Spencer se uniu à organização Breast Cancer Now, que arrecada fundos para a pesquisa do câncer de mama, para lançar uma campanha de alerta sobre doença - afinal, estamos em pleno #OutubroRosa. A ideia era encorajar mulheres do Reino Unido a postarem selfies nas mídias sociais mostrando a alça do sutiã com a hashtag #showyourstrap (ou "mostre a sua alça"), marcar amigas e famíliares na publicação e doar três libras à Breast Cancer Now através de uma mensagem de texto. Ainda como parte das ações, uma linha de lingerie com a assinatura de Rosie Huntington-Whiteley foi parar nas araras da Marks & Spencer - 10% das vendas também seriam revertidos à instituição. Parece ok? Não para muitas sobreviventes do câncer de mama.


Várias mulheres que viveram o drama da doença criticaram a forma insensível e sexualizada com que a campanha abordou o tema. Uma boa parte delas, aliás, sentiu-se constrangida: mastectomizadas por conta dos tumores, não usam sutiã e, obviamente, não se sentiram representadas pela #showyourstrap. Choveu tuíte e post de Instagram questionando a boa intenção em pauta:

"Parem com as campanhas insensíveis! #showyourbra, pare de ofender as mulheres que você quer ajudar! Não precisamos do seu sutiã"

"Realmente não gostei dessa campanha #ShowYourBra"

Em resposta ao movimento da Marks & Spencer, Charlotte Short e Diane Riley-Waite, integrantes do grupo de ajuda online Younger Breast Cancer Network, lançaram uma nova hashtag: #ShowYourScar (mostre sua cicatriz). "Queremos que as pessoas entendam que que câncer de mama não é rosinha e macio, que nem sempre responde ao tratamento e que não atinge somente mulheres após a menopausa. É uma ameaça muito real para as mais jovens também", explicaram.

"Eu apoio a campanhas de sensibilização do câncer de mama, mas prefiro mostrar isso do que a minha alça. #showyourscar"


É, Marks & Spencer, não foi dessa vez.

*Com informações sofeminine.co.uk

Fica, tem mais:

+ Este maquiador está desafiando os estereótipos misturando os gêneros
+ Esta jovem descobriu que tinha câncer de mama graças a uma selfie sem maquiagem. Conheça a sua história
+ Como fazer o autoexame das mamas

Raíssa Basílio
you might also like