A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda consumo ZERO de álcool durante a gestação porque a substância é considerada a principal causadora de atrasos no desenvolvimento dos bebês. A ginecologista e obstetra Cristina Carneiro, de São Paulo, afirma: “Um drink ocasional não costumar apresentar risco, no entanto, não existe uma dose que seja considerada segura. O melhor é evitar”.
Entre as principais anomalias que o álcool pode ocasionar estão as mentais, como explica o ginecologista e obstetra Antonio Paulo Stockler, de São Paulo: “Problemas no desenvolvimento intelectual e no QI da criança são os mais comuns, mas existe ainda uma síndrome específica relacionada ao consumo de álcool durante a gravidez, chamada de Síndrome Alcoólica Fetal (SAF)”. A SAF causa alterações de peso e altura, distúrbios comportamentais e alterações faciais, problemas que podem acompanhar a criança por toda a vida.
Portanto, futura mamãe, o melhor a fazer é evitar o consumo de bebidas alcoólicas – mesmo que em doses pequenas – durante a gestação. A saúde do seu bebê agradece!
Mais dúvidas comuns das gestantes esclarecidas por especialistas:
- Grávida pode... fazer luzes no cabelo?
- Grávida pode... comer pimenta?
- Grávida pode... fazer tatuagem?
- Grávida pode... comer canela?
- Grávida pode... fazer escova progressiva nos cabelos?
- Grávida pode... tomar dipirona sódica?
Nosso Pinterest está recheado de ideias para as futuras mamães. Dá uma olhada: