Parece que 1937 trouxe bons ventos para a arte: foi o ano de lançamento de Branca de Neve, primeira animação em longa-metragem da Disney que ajudou a transformar o cinema, e também quando o pintor espanhol Pablo Picasso concluiu sua obra mais famosa, Guernica.
Considerado um ícone da História da Arte, assim como a Mona Lisa, as proporções do quadro também são gigantescas: 3,5 metros de altura por quase oito de comprimento. Ao visitá-lo – a pintura está no Museu Reina Sofía, em Madri, desde 1992 – é difícil segurar um suspiro de admiração. É como se Picasso tivesse conseguido captar o caos e o assombro do triste episódio que o inspirou, o bombardeio da cidade de Guernica, durante a Guerra Civil Espanhola (1936-39).
O mural foi criado para ser exposto no Pavilhão Espanhol da Exposição Internacional de Paris, em 1937, e foi uma forma de simbolizar, ainda que retratando um evento pontual, os horrores da guerra. Assim que eclodiu a Segunda Guerra Mundial, em 1938, o artista preferiu que a obra ficasse a salvo no MoMa, de Nova York, e só voltasse quando a democracia fosse restaurada na Espanha. O retorno de Guernica a Europa aconteceu em 1981.
Guernica: exposição comemorativa
Para celebrar os 80 anos do painel e os 25 que está no museu, o Reina Sofía, em Madri, organizou uma exposição que reúne 180 obras, de outros 30 museus e coleções privadas. Elas ajudam a entender o contexto que deu origem a Guernica. Uma delas é As Três Bailarinas, de 1925, e que pertence ao acervo do Tate Modern, de Londres. Também há pinturas do Centre Georges Pompidou, de Paris, do MoMA e do Metropolitan Museum, de Nova York.
Intitulada Piedad y terror en Picasso - El camino a Guernica, a mostra conta ainda com documentos e uma maquete da Exposição Internacional que recebeu a obra pela primeira vez.
Se você está planejando uma viagem a Espanha nos próximos meses, vale programar uma visita. O Museu Reina Sofía, um dos mais importantes do país, reúne ainda obras de outros importantes artistas do Cubismo, como Georges Braque, e do Surrealismo, como Salvador Dalí.
Piedad y terror en Picasso - El camino a Guernica
Até 4 de setembro de 2017.
Museu Reina Sofía (Edificio Sabatini, 2ª Planta, C/ Santa Isabel, 52)
10h/21h (dom. até 19h e entrada gratuita a partir das 14h30 somente para a exposição, fecha às terças)
10 €
Fica mais um pouco!
Mais em Cultura
Os lançamentos mais legais de livros em maio
5 museus incríveis (e menos óbvios) em Paris
Musical Os Miseráveis em cartaz em SP. Saiba mais sobre a obra que o inspirou!