Quem curte comida saudável com tempero marcante (ou apimentada de verdade) já deve ter se deparado com a culinária thai. Repleta de vegetais, frutos do mar e condimentos únicos, a gastronomia é um dos grandes atrativos da cultura local, seja para quem visita a Tailândia ou para quem gosta de comer bem em qualquer lugar do mundo.
Uma das receitas ícones do país, o pad thai pode ser encontrado em qualquer lugar: das populares barraquinhas na calçada (a comida de rua é uma instituição por lá) aos restaurantes mais sofisticados. É quase como a nossa feijoada, sabe?
Mas, agora, ao que interessa: o que é pad thai? É o típico talharim de arroz tailandês, acrescido de molho de tamarindo, açúcar de palma (ou mascavo mesmo) e molho de peixe, o nam pla. Calma, não é difícil encontrar esses ingredientes em lojas de produtos orientais e em grandes supermercados, ok? Também não podem faltar camarão (embora as versões vegetarianas sejam bem comuns), vegetais, como cenoura e cebolinha, e broto de feijão, também conhecido como moyashi. Vez ou outra, a receita chega envolta em uma omelete bem fininha. Para os dias (e noites) quentes, o pad thai é ótima pedida para uma refeição leve.
Receita de pad thai
Essa receita, do site Destemperados, rende 4 porções.
Essa é a versão de pad thai do restaurante tailandês Namga, que fica em São Paulo.
Por último, uma releitura vegetariana da apresentadora Bela Gil, do programa Bela Cozinha.
Gostou? Que tal tentar para o jantarzinho do fim de semana?