Os problemas digestivos incomodam muita gente, mas as consequências, como o inchaço abdominal provocado pelos gases, incomodam muito mais. As mulheres não fazem questão de falar muito sobre o assunto – encarado como um tabu –, porém, com um pouquinho de dedicação e informação, é possível vencer esse desagradável “inimigo”.
Vamos ajudá-la a descobrir quais são as principais causas e ensiná-la a prevenir o inchaço, que afeta entre 15% e 30% da população, de acordo com o Mapa das Desordens e Doenças Digestivas, elaborado pela Organização Mundial de Gastroenterologia.
A solução para o inchaço abdominal pode estar mais próxima do que você imagina. Continue a ler e aprenda a cuidar melhor da flora intestinal!
A origem do desconforto
Para saber como combater o inchaço abdominal e os gases, primeiro vamos explicar qual a causa do problema. Durante a digestão, sensações de bem-estar, desconforto ou inchaço dependem de como estão o funcionamento e a sensibilidade da flora intestinal.
Constituída por bactérias “do bem”, que nos dão aquela forcinha para metabolizar as refeições, e outras “não tão do bem”, que produzem gases pela fermentação de resíduos alimentares que não são absorvidos pelo corpo, a flora só depende das nossas escolhas para ter os microrganismos trabalhando a nosso favor.
Portanto, o aumento da quantidade e de tipos de gases está ligado, principalmente, à dieta e à composição da flora. E, por esta razão, é essencial acrescentar às refeições alimentos ricos em fibras probióticas, que alimentam e nutrem a flora intestinal, tais como soja, aveia, alho ou alho-poró.
Cuide da alimentação
A comida é essencial para prevenir e reduzir o desconforto causado pelo inchaço abdominal. Neste sentido, as escolhas alimentares podem impactar, para melhor ou pior, a composição de bactérias da sua flora intestinal.
Um exemplo são as bifidobactérias. Presentes em nossa flora, são bem administradas pelo organismo com o consumo de probióticos, como os iogurtes, que reduzem os gases.
Mas por quê? Iogurtes contêm bactérias vivas do leite já fermentado. Com isso, o intestino não tem o “trabalho” de fermentá-lo, produzindo somente o ácido lático (nada de gases!), preservando as propriedades do alimento. Então, anote o primeiro item para sua lista de produtos amigos da digestão.
O que você não pode fazer
Já que você sabe como surge o desconforto, vamos passar para as atitudes que podem melhorar substancialmente a sua vida se você sofre com inchaço e gases. Dicas importantes:
• Reduza o consumo de legumes e vegetais como feijão, couve, aipo, cebola, brócolis, alcachofra e couve de Bruxelas, conhecidos por causar o problema.
• Você não precisa removê-los drasticamente do seu prato. Uma dica é ferver os legumes com muita água e deixá-los descansar por uma hora antes de consumi-los. Assim, a quantidade de gases produzidos por estes alimentos cai.
• Exclua da dieta os adoçantes, chicletes, chocolates e doces "sem açúcar".
O que você deve fazer
E o que fazer para melhorar a flora intestinal e reduzir o inchaço?
• Introduza na sua dieta gradualmente a comida integral até regular o seu intestino. Você tem que ir aos poucos até chegar a um ponto de equilíbrio em que você se sinta bem.
• Faça cinco refeições por dia, em vez de três. Mas todas menores! Assim, você come a mesma quantidade de calorias e ajuda o intestino a digerir melhor, especialmente aqueles alimentos ricos em fibra que você vai começar a acrescentar.
• Inclua leites e iogurtes fermentados com probióticos com benefícios comprovados, como as bifidobactérias.
Continue com a gente <3
Os benefícios de fazer várias refeições por dia
Alguns preciosos conselhos para manter a forma no dia a dia
Sanduíche natural: receitas fáceis, gostosas (e light!)