Andar de bicicleta é um hábito que só nos traz vantagens. Ao mesmo tempo em que você se diverte pedalando, a atividade também é benéfica para a saúde, dificilmente causa lesões e não é nada restritiva - ou seja, qualquer um pode praticá-la. Quer mais? Que tal o fator economia + sustentabilidade, tudo isso de uma só vez? Reunimos a seguir alguns dos principais benefícios de sair por aí “pilotando” uma magrela:
Andar de bicicleta queima calorias
Andar de bicicleta é uma atividade aeróbica, portanto, faz com que o metabolismo aumente, e é capaz de queimar cerca de 700 calorias em uma hora de exercício. O bônus é que pedalar nos auxilia a perder, tanto as gorduras localizadas, quanto pelo resto do corpo.
Quer melhorar a respiração e o condicionamento físico? Bicicleta!
Como é um exercício cardiorrespiratório, andar de bicicleta ajuda na capacidade pulmonar, ajuda a fortalecer os membros inferiores e faz bem para a circulação sanguínea. Ou seja, melhora – e muito – nosso fôlego e condicionamento físico.
Provoca menos impacto do que a corrida
A bicicleta pode ser uma alternativa à corrida, já que seu impacto não é tão direto. Mesmo assim, se você possui algum problema nas articulações, é melhor ter o “ok” de um profissional antes de partir para um dia todo nos pedais. “Pessoas que possuem patologias, como condromalácia gondomar, ou qualquer tipo de articulações de quadril e joelho em que o excesso de movimento pode causar o aumento da gravidade da lesão, é interessante que pratique com moderação”, alerta o preparador físico Talles Sucesso.
É uma atividade que pode passar a fazer parte da rotina
Se você não tem muito tempo para malhar ou fazer outras atividades físicas mais intensas, tente inserir o hábito de andar de bicicleta no dia a dia. Ir pedalando para o trabalho ou para o mercado, por exemplo, já é uma ótima saída. Além de estar fazendo exercício, você não gasta com passagens de ônibus e metrô ou combustível, e contribui para um mundo menos poluído.
A intensidade pode ser controlada
A bicicleta pode ser a melhor aliada para quem quer pernas à la Beyoncé. Para isso, basta eleger um modelo que permita a troca de marchas. É fácil e funciona mais ou menos assim: ao mudar a marcha, você diminui ou aumenta a intensidade da pedalada - ou seja, quanto maior a marcha, maior o peso/dificuldade.
Ainda não acabou!
Os erros que cometemos ao tentar manter a forma
Para você, que odeia academia, dicas para malhar em casa
Sabe o que comer depois da atividade física?