Palete ou pallet (na versão em inglês), tanto faz! Usadas na indústria para facilitar o empilhamento e o transporte de produtos, essas plataformas de madeira são tão versáteis que acabaram virando queridinhas da decoração faça-você-mesmo.
Embora dispense o trabalho de um marceneiro, produzir móveis de paletes exige alguns cuidados, começando por verificar o estado da peça (se a madeira é resistente para a finalidade que será usada e se tem farpas, pregos ou rachaduras, por exemplo).
Também é importante observar se ele está protegido de cupins ou fungos – existem produtos específicos e ecologicamente corretos para tratar a madeira. Ainda que prefira o aspecto rústico, sem pintura, lixar e impermeabilizar o palete com verniz ou selador vão garantir a durabilidade e a segurança do futuro móvel.
Como existe procura pela tendência, há empresas que vendem paletes já tratados – uma boa alternativa para ganhar tempo e evitar problemas futuros. A seguir, separamos algumas ideias de decoração com móveis feitos de paletes, olha só.
Sofás de paletes
Futtons feitos sob medida ou mesmo um composê de almofadas podem cobrir o palete, transformando-o em sofá! Como a madeira é resistente e dá para remover o estofado a qualquer momento, essa é uma opção bacana para áreas externas também.
Rodinhas são bacanas para facilitar a limpeza e a mobilidade do móvel. Que tal?
Mesas de paletes
Mais fáceis de fazer do que sofás ou camas, elas costumam ficar supercharmosas como mesas de centro.
Camas de paletes
Nesse caso, é fundamental se certificar sobre a resistência do palete e se ele não é muito antigo. Afinal, sofás, camas e cadeiras têm que aguentar bastante peso.