A International Association of Professional Birth Photographers divulgou os vencedores de 2017 da Image of the Year Competition (Competição Imagem do Ano 2017). As fotos, claro, são de tirar o fôlego. Impressionantes, as imagens selecionadas captaram um momento profundamente íntimo na vida de uma mulher: o trabalho de parto.
Fotografia vencedora: caminho para a libertação
Jaydene Freund – Cradled Creations
Melhor foto na categoria Labor, ou trabalho de parto
Melhor foto na categoria Delivery, ou entrega
Elizabeth Farnsworth Photography
Melhor foto na categoria Postpartum, ou pós-parto
Natasha Hance – Birth Unscripted
Melhor foto na categoria Birth Details, ou detalhes do nascimento
Kourtnie Scholz – KEDocumentary
Na contramão de uma cultura que não valoriza o estado de parir como parte da humanidade, a competição selecionou imagens, entre 649 selecionadas para a competição, que demonstram não só a animalidade de toda mulher ao parir, mas sua força, determinação e a mágica de trazer um novo ser humano ao mundo. Todas transmitem o mistério e a força da mulher ao parir, mas somente algumas estão perfeitamente alinhadas nos quesitos técnica, emoção e composição.
O que se considera, ao ver as fotos selecionadas tanto como vencedoras quanto nas menções honrosas (nessa categoria foram selecionadas 21 fotos) é que parir é um ato que requer tempo, respeito, apoio e gentileza. Entre as menções honrosas, se destacam três imagens: a filha que se torna irmã mais velha, a despedida entre recém-nascido e pai e a cesárea gentil e respeitosa.
O júri foi integrado por uma lista extensa de parteiras, o obstetra Penny Simkin, ativistas de nascimento e fotógrafos. O fator celebridade foi contribuído com Ricki Lake e Abby Epstein, respectivamente produtor e diretor do documentário premiado The Business of Being Born.
Menções honrosas da competição
Rebecca CourseyPhotographer + Doula
Rebecca CourseyPhotographer + Doula
Tree of Life Doula Photography
Kristie Robin Photographer & Doula
Little Plum Photographyby Stephanie Entin
Ainda não acabou! Continue no taofeminino:
Vídeos de parto para ❤
Como amamentar exclusivamente até os seis meses de vida do bebê