Infelizmente, é recorrente que ao chegar da escola crianças costumem assistir televisão ou jogar videogame para aproveitar o tempo depois da aula. Há diversas possibilidades para mudar esse cenário, que não é o melhor para a infância, já que o estímulo visual excessivo com tecnologia influencia negativamente a criatividade e a imaginação infantil. Uma maneira de libertar a criatividade e a imaginação é fazer artesanato. Brinquedos e brincadeiras feitos de papel, feltro, broches e pulseiras feitos de material reciclável, pinturas, escrever cartas e até mesmo cozinhar deliciosos petiscos. Aproveite as dicas e se inspire!
Todas as opções são artesanatos simples com os quais podemos fazer as crianças passarem horas divertidas. Você já viu a infinidade de criações que podem ser feitas? Um avião com palitinhos de madeira, pulseira com fita washi (fitas adesivas de papel de arroz estampadas), barcos com rolhas e até mesmo uma flauta pan feita de palha. Além de divertidos, os artesanatos são econômicos, já que é possível criar esses objetos com materiais recicláveis como garrafas, frascos, papel e embalagens.
Mas nem toda brincadeira artesanal precisa ser de papel e papelão. Você pode incentivar os pequenos a se interessar pela cozinha e a como preparar com diversão algumas receitas rápidas e práticas, para que eles possam prepará-las sozinhos (mas sob a supervisão de um adulto).
Propor brincadeiras artesanais faz com que as crianças desenvolvam valores como trabalho em equipe, responsabilidade e criatividade. É importante que os pais e cuidadores os apoiem em suas pequenas criações fornecendo o material, infundindo segurança e colaborando para ensiná-los e aprender com eles.
Quer ler mais sobre filhos? Fique com a gente:
O método KIVa é a solução para o bullying?
A chegada de um novo irmão: dicas para lidar com o ciúme infantil
Gêmeas que nasceram de mãos dadas são inseparáveis até hoje