Brinquedos, revistas, material escolar e, claro, as roupas… Os estereótipos de gênero estão por todo lado e não atingem só o mundo adulto. Felizmente, como isso está começando a mudar, algumas crianças para lá de espertinhas já perceberam quando alguém (ou alguma marca) quer categorizá-las. Afinal, essa ideia de que as meninas só precisam vestir rosa com motivos delicados e os meninos, azul com temática à la super-herói já está bem ultrapassada, não?
A pequena Daisy, de Wiltshire, na Inglaterra, tem só 8 anos e percebeu isso também. Passeando com a mãe na seção de roupas de um dos supermercados da rede Tesco, ela ficou chocadíssima com as mensagens escritas em camisetas infantis para meninos e meninas, evidentemente diferentes.
Entre as peças da coleção infantil estavam camisetas em que estava escrito Hey! (em rosa, claro), Beautiful e I feel fabulous (“me sinto fabulosa”), para as meninas. Enquanto os garotos poderiam escolher entre “uma aventura no deserto do Arizona”, “Pense fora da caixa” ou simplesmente “Herói”.
“Isso é injusto porque todo mundo pensa que as meninas devem ser sempre bonitas e os meninos, aventureiros”, diz Daisy, visivelmente irritada. O vídeo foi gravado logo depois que ela saiu da aula de judô.
Em outro trecho do vídeo (que está em inglês), a garotinha diz: “Pense fora da caixa, o que isso quer dizer? Aventure-se, nada pode te parar e persista nos seus sonhos! E ‘Hey’, o que quer dizer?”. A mãe de Daisy, quem filma o vídeo, pergunta se essas três letras são inspiradoras. A resposta é categórica: “Não acho que sejam inspiradoras!”. Boa, Daisy!
Os internautas também curtiram: desde que Becky, mãe de Daisy, postou o vídeo no Facebook, já houve quase 1,5 milhão de visualizações e 15 mil compartilhamentos. Diante da repercussão do vídeo, a rede de supermercados Tesco respondeu:
“Temos um estoque bastante variado de roupas tanto para meninos quanto para meninas e sempre procuramos ouvir nossos clientes. Temos que agradecer a Daisy por suas observações e podemos garantir que novos modelos chegarão em breve.”
Antes de o vídeo viralizar, Becky já havia tentado entrar em contato com o supermercado via Twitter e depois com a ajuda de um jornal local. A Tesco respondeu com um genérico “Agradecemos seu feedback.” Mais tarde, a mãe recebeu um e-mail do supermercado, perguntando se poderia enviar roupas, já que a opinião de Daisy era muito importante. “O problema não se restringe às prateleiras da Tesco, está em toda parte”, concluiu a mãe.
Daisy, a gente quer te conhecer! <3