Agora vamos falar de um assunto sensível: clitóris. Um órgão que guarda a intimidade sexual feminina. Nós vamos desbravar os segredos da pequena incógnita responsável por tanto prazer. Você sabe tudo sobre o clitóris?
Anatomia do clitóris
O clitóris é o único órgão humano totalmente dedicado ao prazer sexual. Ele está localizado na intersecção da parte superior dos pequenos lábios, protegida pelos grandes lábios. É eréctil com terminações nervosas duas vezes mais numerosas do que o pênis. Quase 8.000 nervos!
O clitóris também tem uma mucosa e glande, mas ao contrário do pênis, é um órgão interno. A glande, coberta por uma mucosa, é a parte visível do clitóris entre os lábios menores e mede apenas entre 0,5 e 1 centímetros. O menos conhecido é o tronco, a mão invisível que pode medir 10 cm de comprimento e 3 a 6 centímetros de largura. Ele é dividido em duas raízes longas em torno das laterais da vagina. Portanto, não, o clitóris não se parece com um botão ou uma pequena ervilha. Ok? Já mostramos um modelo 3D que mostra como um clitóris se parece!
Como faço para estimulá-lo?
Símbolo de poder sexual das mulheres, o clitóris ainda é objeto de mistério. A maioria das mulheres atingem rapidamente o orgasmo motivado por masturbação. Em vez disso, estimuladas por mãos masculinas, os efeitos podem não ser sempre tão bons. Porque muitos homens são simplistas com a visão utilitarista do órgão e são desajeitados ao toque.
O clitóris é um órgão muito sensível, logo a estimulação deve ser feita com muita delicadeza. Com os dedos, lábios ou língua, tudo é permitido, mas a carícia deve ser sempre suave. O tronco do clitóris também pode ser estimulado, por exemplo, pressionando-o sobre o púbis, ou acariciando ambos os lados da vagina, onde as raízes estão localizadas.
Orgasmo clitoriano ou vaginal?
A maioria das mulheres são mais sensíveis ao orgasmo clitoriano. No entanto, para muitos cientistas, este debate entre o orgasmo clitoriano ou vaginal é obsoleto: o orgasmo sempre é alcançado porque o complexo do clitóris é estimulado, quer diretamente, quer através da parede da vagina.
Metade das mulheres que afirmam ter orgasmo vaginal, reconhecem a estimulação do clitóris para atingir o orgasmo. Em contrapartida, um orgasmo clitoriano é sempre vaginal, porque a vagina contrai involuntariamente e ritmicamente. Portanto, a única diferença é o ponto de partida.
O clitóris demonizado
Talvez você não saiba que os cientistas acreditavam que o clitóris era um "corpo inútil" e por muito tempo suspeitaram que era a causa de doenças como a histeria e epilepsia. Quando relacionado ao prazer, o órgão foi considerado um minipênis, e atraiu pouca atenção dos pesquisadores por longos anos, silenciando discussões sobre a independência sexual feminina.
Mesmo atualmente, pelo menos 200 milhões de meninas e mulheres já foram submetidas à mutilação genital em 30 países, de acordo com um relatório estatístico publicado em 2016 pelo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância). Em regiões do Oriente Médio e África, a ablação afeta as meninas ainda crianças e gera muitas infecções, hemorragias e outras complicações que podem levar à morte. A prática está enraizada nas desigualdades de gênero, em tentativas de controlar a sexualidade da mulher e ideais sobre virgindade e estética motivadas pela ignorância. Em 2012, a Assembléia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) aprovou uma resolução que condena a mutilação genital feminina e apela a todos os Estados-Membros a proibir e penalizar a prática, apesar de infelizmente ainda não podermos considerá-la extinta.
Ainda não acabou!
Fique com a gente ;-)
- Vaginismo: quando o medo e a dor falam mais alto que o prazer
- Sexo anal: tudo o que você sempre quis saber (e teve vergonha de perguntar)
- As 100 melhores posições sexuais do Kama Sutra