Todo mês, nossos hormônios vêm pra cima com tudo. Ao não encontrar nenhuma fertilização, o nosso útero se prepara para se livrar do "ninho" que foi criado para abrigar um pequeno feto. No processo, sofremos. Cólicas e contrações são comuns e completamente normais durante a menstruação. Mas não é preciso lidar com a dor o tempo todo.
Antes de você optar por medicamentos agressivos para a dor (já falamos que analgésicos parecem inofensivos, mas em excesso…), evite os efeitos colaterais daqueles dias com simples exercícios de rotina. Você só precisa de uma esteira, uma toalha e uma música relaxante... pronto? O enfemenino, nosso irmão espanhol, preparou esse dossiê com algumas posições de ioga que, de acordo com o livro Ioga Vital, de Noa Belling, vão ajudar a aliviar as cólicas desconfortáveis que nos visitam mensalmente.
1. A postura da pinça (Paschimottanasana)
Sente-se e flexione o tronco para frente. Você pode deixar ambas as pernas esticadas ou um pouco flexionadas, dependendo da sua flexibilidade. A postura estimula os órgãos abdominais, incluindo o útero. Ela também melhora o processo digestivo, a circulação linfática e fortalece o sistema imunológico.
2. A criança (Balasana)
É uma das posturas mais relaxantes e traz muitos benefícios para o corpo. Fique sentada de joelhos, abaixe sua testa em direção ao chão e estique os braços para a frente o máximo que puder. Você também pode praticar com os braços para trás. Se feita corretamente, a posição ajuda a tonificar os órgãos reprodutivos e da bexiga. Além de ser capaz de aliviar a dor menstrual, esta posição alonga totalmente os músculos das costas. É tão confortável que você vai querer permanecer assim por muito tempo!
3. Posição do alfaiate (Baddha Konasana)
Sente-se ereta, com seus calcanhares em direção a suas pélvis. Junte as solas de seus pés e mantenha-os o mais próximo possível da pélvis. O importante é experimentar a tensão em seus músculos.
Esta abordagem simples alivia qualquer tensão pré-menstrual ou cólicas menstruais, e tem propriedades surpreendentes para seu assoalho pélvico: afrouxa o sacro e o cóccix e até mesmo a área pélvica prepara-se para um parto mais fácil. A posição também melhora a mobilidade das articulações dos quadris e alivia a tensão nas coxas, joelhos e tornozelos.
4. Posição reclinada do herói (Supta Virasana)
Fique de joelhos e em linha reta. Mantenha seus joelhos juntos, mas separe os pés o quanto puder. Em seguida, vá se inclinando até que esteja deitada, se puder, com as nádegas coladas no chão. É uma posição um pouco difícil se você está começando ou se nunca fez ioga, mas aos poucos fica mais simples.
A postura reclinada do herói é perfeita para melhorar a circulação das extremidades, reduzindo a inflamação. Ela também melhora a postura das costas e relaxa os joelhos e tornozelos. Pode ser uma posição muito confortável se você conseguir manter-se nela por um tempo.
5. Peixe (Matsyendrasana)
Não raro, a menstruação traz dor na parte inferior das costas. Então a postura do peixe é perfeita para aliviar esse tipo de tensão. Você pode praticar tanto deitada quanto sentada, basta flexionar um de seus joelhos e puxá-lo na direção oposta. Se deitada, ombro e joelho oposto devem tocar o chão.
6. Postura da Esfinge (Ardha Bhujangasana)
Deite-se de bruços com as pernas esticadas e juntas. Apoiando-se em seus antebraços, levante o peito. Você vai perceber sua área abdominal se estendendo. Assim, você ajuda a melhorar o funcionamento do intestino e dos ovários.
7. A flor de lótus (Padmasana)
Finalmente, uma das posições mais comuns, e básica para a meditação, a flor de lótus. Uma vez sentada, você deve tentar colocar cada pé sobre a coxa ou joelho contrário. Pode custar muitos esforços de primeira, se você não tem muita flexibilidade, mas a posição da flor de lótus permite abrir e fortalecer os quadris, além de proporcionar paz interior.
Se conseguiu colocar-se na posição de lótus, sugerimos que você tente meditar. Para fazer isso, deixe sua mente limpa e conte 40 lentas e profundas respirações. Você vai relaxar imediatamente. Para a inconveniência da menstruação, concentre-se na cólica enquanto você está respirando e imagine como as respirações vai eliminando a dor pouco a pouco…
Ainda não acabou!
Continue com a gente
- Como amenizar os sintomas da TPM?
- 18 razões para começar a praticar ioga já
- Precisamos falar sobre endometriose