Pode falar a verdade, maquiagem é sua paixão desde pequenininha, mas é difícil encontrar produtos, dicas e tutorias que falem com o seu tom de pele. Desanima, não? É por isso que estamos aqui, querida leitora! Para sanar todas as dúvidas cruéis que atormentam você na hora de se produzir, entregamos em primeiríssima mão o Guia Prático de Maquiagem para Pele Negra. Experts gabaritados no quesito dão as dicas que compilamos a seguir.
Os especialistas consultados
- Max Weber, maquiador e cabeleireiro renomado no mercado editorial
- Daniele Damata, proprietária e idealizadora da DaMata Makeup
- Alex Cardoso Beauty Artist, atua no Square Hair & Care
- Willians Santos, maquiador da Clinique
Base: como deixar a pele negra im-pe-cá-vel
Mulheres negras têm dificuldades para encontrar a base certa para o seu tom de pele, porque #1 não existe uma grande variedade no mercado e #2 das que já habitam as prateleiras, muitas deixam um aspecto acinzentado ou alaranjado. Ninguém quer andar pela rua assim, né? É preciso prestar atenção na hora da compra e sempre testar. Willians Santos, beauty artist da Clinique, revela um macete à prova de erros: “Selecione três bases com a tonalidade mais próxima do seu tom de pele. Com cada uma delas, faça três riscos entre o rosto e o pescoço e, depois, esfume com o dedo. Pronto! A cor que sumir é o seu tom ideal. Além disso, a preparação da pele com limpeza, esfoliação e hidratação são essenciais para evitar possíveis equívocos.
Para garantir uniformidade, o truque é de Alex Cardoso: "Aplique uma base com fundo avermelhado nas áreas mais escuras e, nas regiões mais centrais, use um tom neutro para iluminar o rosto”
Blush: cara de saúde
A paleta de blushes para pele negra é extensa, sim, viu? Um rosa queimado confere cor de saúde, sem efeito “palhaço”, sabe? Para um look natural, Max Weber recomenda os tons avermelhados, que deixam a pele mais quente. Você pode apelar ainda para o marrom, o vinho, o dourado e até o cobre. O segredo da aplicação mora na quantidade de produto: comece esfumando apenas um pouco do blush nas maçãs do rosto e reforce até conseguir o resultado desejado.
Corretivo: xô, manchas!
Os corretivos alaranjados são os ideais, pois dão uma boa neutralizada nas manchas escuras e deixam a pele pronta para a base. Para as moças que dormem pouco e querem disfarçar as olheiras, o bacana é fazer a correção com um tom mais claro – tome como base a parte de dentro do braço, o colo ou os seios.
Se quer esconder manchinhas e olheiras de um jeito sutil, Will passa a técnica: para aplicar e camuflar a mancha escura, aqueça o corretivo sobre o dorso da mão. Em seguida, aplique sobre a área dos olhos em batidinhas e, por último, uniformize toda a pele com base.
Sombras: do discreto ao ousado. Você pode tudo!
Que cor de sombra usar? O importante é testar o que você gosta para encontrar seu(s) estilo(s). “Maquiagem é liberdade de expressão, precisamos nos conhecer. Assim não tem erro! ” diz Max. A regra é se sentir flawless!
Fica insegura de usar os tons metálicos? Não se preocupe, não vai ficar exagerado, eles dão mais destaque à região dos olhos. Alex recomenda os tons quentes como cobre e dourado. É mais difícil alcançar um efeito impecável na maquiagem com os prateados mais cintilantes.
Sempre teve receio de usar o olho preto esfumado? A técnica não é exclusiva das meninas mais branquinhas. Para o tom escuro ficar mais vivo sobre os olhos a dica do Will é primeiro aplicar uma sombra iluminadora sobre toda a pálpebra, esfumar uma sombra marrom sem brilho sobre todo o côncavo e só depois passar a sombra preta. Você ainda pode aplicar uma sombra com mais reflexos luminosos no centro da pálpebra móvel para dar mais destaque aos olhos. De qualquer forma você ficará uma gótica poderosíssima.
Os especialistas sugerem algumas cores de sombra para experimentar: roxo, lilás, azul escuro, vinho, ameixa, verde musgo, marrom, dourado, cobre, lilás e vinho.
Sobrancelha: moldura
Na hora de escolher o lápis... “Vá no tom do seu cabelo. Se ele for castanho médio e quiser uma maquiagem corretiva e natural, não use preto... a não ser que curta os anos 80”, sugere Max Weber, afinal uma sobrancelha preta deixa um aspecto artificial, só use se quiser ganhar aquele volumão característico dos 80’s. Então, para o efeito leve e mais natural, fique pelos tons de marrom. “Se sua pele for bem escura, uma boa pedida é o marrom escuro com fundo cinza”, diz Alex.
Iluminador: que haja *luz*
“Na pele negra a grande sacada é: em vez de contornar e iluminar os pontos mais altos para criar o contraste, aposte em pontos específicos: centro do nariz, têmporas, arco abaixo das sobrancelhas e o 'v' dos lábios", ensina Will. E qual cor usar? Os iluminadores dourados e bronzeadores são os ideais por se aproximarem mais do tom natural da pele.
Batom: esse não pode faltar, não é?
Existem mil e uma cores de batom para você se divertir. Vermelho, rosinhas, nudes, azuis, laranjas, roxos.... Damata conta que por muito tempo existiu um mito que as mulheres negras não podiam usar outros tons que não fossem marrons porque apareciam demais, mas todos podem ser usados. Então, vale a mesma dica da sombra: siga seu coração!
Mulheres negras costumam ter um contorno da boca mais escuro, a solução para quem busca neutralizar essa parte é um consenso: corretivos e bases no tom da pele deixam a boca mais uniforme para receber o batom.
Esse texto foi escrito por @compergeovana e editado por @cicaara