Usar batom é ou não é pura diversão? Além da possibilidade de brincar com as cores, há mil e um (multiplica, Senhor!) acabamentos e texturas para experimentar. Conversamos com os maquiadores Renato Mardonis, do salão Vicentemarco (SP) e Renata Silos, do Square Hair & Care (SP), para desvendar as diferenças entre cada um:
Mate
Entre todas as texturas, é a que tem maior durabilidade. “O batom mate, por ser seco, adere melhor aos lábios”, comenta Renato. Quando for usá-lo, lembre-se de que a pele da região precisa estar com a hidratação em dia, já que sua opacidade evidencia o ressecamento. Para tal, faça uma leve esfoliação com açúcar + bálsamo labial ou mel e seja feliz!
Cremoso
Bastante macio e brilhoso, é uma boa opção para usar no dia a dia graças ao conforto proporcionado aos lábios e poder hidratante. A desvantagem, no entanto, é a duração, que fica comprometida por conta dos agentes emolientes na fórmula. “Para torná-lo mais duradouro, espalhe uma leve camada de corretivo antes de aplicar o batom”, ensina Renata. Outra dica é caprichar no contorno labial com um lápis específico, o que potencializa – e muito! – a fixação da cor.
Acetinado
Não tão seco quanto o mate e nem tão emoliente como o cremoso, ostenta uma cor mais “pura” que os demais tipos e dá um leve toque de hidratação aos lábios, mas sem deixá-los com o aspecto molhado. “Como agrega maior quantidade de pigmentos em sua composição, tem melhor fixação”, explica Renata.
Cintilante
Proporciona o efeito brilhante ideal para eventos noturnos. Em contrapartida, a pigmentação não é tão potente. “Por isso, a fim de destacar a cor e aumentar a durabilidade, é melhor usá-lo por cima do lápis de contorno ou de outro batom”, indica Renato.
E os glosses e balms?
Gloss
Com efeito molhado, confere brilho sensual e ar jovial ao look. “Quando a luz reflete na cor, a impressão causada é de que os lábios estão volumosos”, entrega Renata. Mas nem todo mundo é fã, já que a textura é um tanto quanto grudenta (apesar de as marcas estarem lançando cada vez mais produtos que vão na direção oposta – oba!) e a durabilidade pode deixar a desejar. “Para reverter a situação, use o gloss por cima de um batom mate”, sugere Renato. Em seguida, retire o excesso com um lenço de papel.
Balm
O bálsamo labial é indispensável no nécessaire: é ele o responsável por hidratar e deixar os lábios com aparência saudável. Disponível em versões com ou sem cor, são bem levinhos, fáceis de aplicar e ótimos para atribuir frescor e naturalidade ao look. Um verdadeiro curinga!
Continue com a gente:
- Olá, femme fatale! Aprenda a dominar a arte de aplicar batom vermelho em 5 passos
- Maquiagem à prova de calor: o passo a passo completo
- Em busca do batom perfeito! Estrelando: Emma Stone
- Data de validade: você sabe quando seus itens de maquiagem vencem?
- O retorno triunfal do batom marrom! Vem ver nossa listinha com os mais-mais