O primeiro trimestre da gestação é uma montanha-russa de sensações. Você acaba de descobrir a gravidez e se sente um tantão emotiva porque tem um BEBÊ crescendo na sua barriga. Até que todo o romantismo inicial é esmagado pelo primeiro enjoo matinal e a correria nada glamourosa até o vaso sanitário.
A principal causa para o problema que atinge até 85% das mães durante a gravidez é o aumento da gonadotrofina, um hormônio liberado pela placenta, segundo estudo publicado pelo Reproductive Toxicology Journal. O trabalho teve como base pesquisas feitas com 850 mil gestantes entre 1992 e 2012, pelo Hospital para Crianças Doentes em Toronto, no Canadá.
Os estudiosos descobriram ainda que as mulheres com os sintomas do enjoo matinal - que podem aparecer a qualquer hora - como náuseas e vômitos tiveram menores índices de abortos espontâneos, deram à luz bebês maiores e mais saudáveis do que outras que não haviam experimentado esses problemas. Além disso, as crianças pontuaram melhor em testes de inteligência, linguagem e comportamento.
Embora não haja uma cura certa para o problema (e nós tenhamos vencido o desafio das náuseas indesejáveis há séculos), existem algumas formas de aliviar as vertigens. Falamos com a parteira Gemma Raby, conhecida pelo reality show "Um bebê por minuto", do canal Discovery, para compartilhar dicas para evitar os enjoos matinais na gravidez.
Durma como se fosse o seu 2º emprego
Mulheres grávidas que dormem pouco estão mais suscetíveis a sentir enjoos matinais. Por isso, sempre que puder dormir ou tirar um cochilo, aproveite a oportunidade.
Coma imediatamente após acordar
Manter uma caixa de biscoitos saudáveis ou barras de granola na mesa de cabeceira é uma boa ideia. Assim, quando a gestante acordar sentindo náuseas, ela pode fazer um lanche rápido antes de sair da cama!
Hidrate-se
Beber de dois a três litros de água por dia irá diminuir as vertigens, possíveis dores musculares, inchaços e fazer de você uma pessoa melhor humorada, durante toda a gravidez
Alimente-se a cada 3 horas
Evite comidas pesadas para facilitar a digestão e mantenha lanches saudáveis à mão, como frutas secas e nozes. Você verá que o seu corpo vai realmente pedir por pequenas refeições ao longo do dia. Ouça o seu estômago "resmungando" e coma sempre que sentir as náuseas se aproximando.
Hortelã e gengibre serão seus melhores amigos
Hortelã e gengibre são remédios naturais muito úteis para evitar náuseas e vômitos. Você pode consumi-los em forma de chá, biscoitos e até mesmo balas. É possível encontrar óleos de menta e gengibre também. "Você pode pingar uma gota de um ou de ambos em um tecido e, em seguida, inalar", diz Gaby.
Refresque-se
Aconchegar-se no sofá com um cobertor & se sentir quentinha é ótimo, mas tomar uma brisa fresca no corpo pode fazer maravilhas por você! Estar com a temperatura corporal muito quente pode reduzir a pressão sanguínea causando algumas tonturas, vertigem e até desmaios.
Faça exercícios leves
Para os músculos doloridos, exercícios de baixo impacto são a grande solução, como a caminhada, natação, ioga, alongamento e dança.
Se os enjoos matinais forem muito exagerados...
A hiperêmese gravídica afeta 2% das gestantes e acontece quando a futura mamãe tem enjoos intensos, provocando desidratação e perda de peso da mulher. Kate Middleton sofreu com o problema durante a gravidez do Príncipe George. Se você começar a sentir que seu enjoo matinal está tomando um rumo fora normal, algo pode estar errado. Consulte o seu médico o mais rápido possível!
Mais dicas para uma gestação saudável:
- Você está grávida? Saiba quais devem ser suas primeiras providências
- Sementes que podem servir de lanche entre as refeições principais ➸
- 15 maravilhas de estar grávida
- 10 frases que você nunca deve dizer a uma grávida
- Contrações? A gente conta TU-DO sobre elas aqui!
- Mamãe previnida: saiba o que levar para a maternidade
- Faça o teste: você está preparada para ter um bebê?