Torne-se mãe e a sua casa pode se transformar em um minicastelo de brinquedos, com uma variedade de opções que as crianças podem se esquecer rapidamente. O valor do brinquedo para a infância é indiscutível. Mas é realmente necessário ter muito? Quais são os ideais para as crianças? Um brinquedo precisa cumprir uma série de requisitos:
- A criança deve ser o melhor jogador e não se tornar mero espectador;
- Ele deve promover a autonomia;
- Deve ser divertido e atraente para o pequeno;
- Tem que promover a sua imaginação.
Respeitando essas premissas, cada criança terá preferência por um grupo de brinquedos preferidos, o que deve ser respeitado, porque um jogo ou brincadeira nunca deve ser imposto. No entanto, há uma série de brinquedos que tem valor inestimável em qualquer lar.
A seguir, os 10 brinquedos essenciais para o seu filho.
Além desses e embora possa soar estranho, um dos melhores "brinquedos" para o seu filho é você! De modo que vale a pena passar algum tempo diariamente brincando com ele sem outras distrações. É um presente para ele e para você.
Às crianças, o brincar
O valor do jogo é incalculável. Os brinquedos não só divertem as crianças, mas possuem um caráter educativo. Graças aos jogos e às brincadeiras, as crianças saem do seu pequenino mundo e ampliam suas capacidades justamente porque os brinquedos destinados a diversão são simbólicos.
Ao brincar, as crianças seguem algumas regras do jogo, mas soltam a imaginação e a criatividade, demonstrando a capacidade de expressar livremente suas emoções e se relacionar com outras crianças de forma autônoma. O direito da criança de brincar é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1959. Na verdade, é a atividade mais importante que deve envolver uma criança em sua vida precoce. Além de sua vertente lúdica, os brinquedos são uma poderosa ferramenta educacional.
Leitura, um mundo de possibilidades
O livro pode ser considerado um brinquedo? A leitura da criança é cheia de emoções, divertimento, abstração, aprendizagem, imaginação ... E quando feita em conjunto, através de leituras em grupo ou contação de histórias, também pode ser um elemento de socialização. Portanto, embora não seja um brinquedo em si, a criança deve sempre ter acesso a um livro como um jogo alternativo.
O hábito da leitura é válido a partir dos primeiros meses de vida, por que as crianças podem ter livros infantis à sua disposição no quarto, ou em sua casa, em ambientes com os quais ela interage. Pode parecer um desafio difícil, mas não é.
Ainda não acabou! Continue no taofeminino:
De menino ou de menina? Como a ditadura de gênero vem da infância
Enurese infantil: como ajudar as crianças a não fazer xixi na cama à noite