Pedófilos se escondem atrás do anonimato da internet há anos – mas, infelizmente, parece que alguns adolescentes pensam que os conselhos dados pelos pais sobre os perigos de conversar com estranhos online são apenas bobagem.
O youtuber americano Coby Persin, de 21 anos, montou uma "armadilha" a fim de ajudar alguns pais de Nova York a ensinar aos filhos o quão real a ameaça de pedófilos, estupradores e sequestradores pode ser. Para isso, ele criou um perfil fake no Facebook, se passando por um adolescente de 15 anos para atrair as meninas a situações de potencial perigo. O primeiro passo era iniciar uma amizade com elas através de conversas virtuais.
“O quão fácil é para um pedófilo sequestrar uma menor de idade usando as redes sociais? ” Pergunta Coby em seu mais novo vídeo. “Criei um perfil falso no Face como se fosse um garoto de 15 anos”, explica ele, mostrando a página referente a um adolescente de nome Jason Biazzio. “Com a permissão dos pais das meninas, eu solicitei a amizade delas”.
Coby não fez muito esforço para conseguir marcar um primeiro encontro com as garotas, que tinham entre 12 e 14 anos. Bastaram três ou quatro dias de conversa – por SMS e pelo Facebook – até que elas topassem encontrá-lo nas próprias casas ou em regiões próximas, como parques.
“O que percebemos nesse vídeo é chocante e uma coisa que todo mundo deveria ver”, diz ele. A primeira garota a aparecer no vídeo chama-se Mikayla, que se mostra muito confiante ao levar “Jason” a sério, acreditando que ele seja só mais um adolescente da sua idade. O fato dos dois nunca terem se encontrado ou não terem amigos em comum não fez diferença nenhuma na atitude de Mikayla.
Após receber a solicitação de amizade, a garota de 13 anos pergunta de onde ele a conhece. “Eu acabei de me mudar da Flórida para a sua cidade”, diz Coby com um emoji sorridente. O rapaz não precisou nem especificar o nome da cidade.
A terceira garota que aparece no vídeo se arrisca ainda mais. Ela topa encontrar com o "amigo" virtual dentro do carro dele onde, na verdade, estão seus pais. As reações, tanto dos pais quanto das meninas, são surpreendentes.
Coby conclui o vídeo observando que existem mais de 750 mil criminosos sexuais registrados vivendo atualmente nos Estados Unidos. Talvez os pais precisassem ter mais discussões com seus filhos sobre o que poderia acontecer se eles agissem de forma irresponsável.
Confira o vídeo completo abaixo:
Você também vai gostar de:
+ Meu filho sofre bullying, e agora!?
+ Amor acima de tudo: pais fazem tatuagens para dar apoio aos filhos
+ 16 situações que todo filho de pais separados conhece bem
+ 11 coisas que você costumava fazer antes de ter filhos (e agora sente uma falta danada)
+ Os 10 mandamentos da mãe de primeira viagem