Uma pegadinha entre casais viralizou pelas redes sociais no começo desse ano. O chamado "teste do vestido", que envolvia majoritariamente pares heterossexuais, serviu para que mulheres do Brasil todo, após enviarem a foto de um vestido nada discreto aos seus parceiros, observassem suas reações. Para isso, bastava perguntar a opinião masculina caso elas vestissem um modelo como aquele. Espia só o traje em questão:
Como resultado nada satisfatório da pesquisa, observamos uma enxurrada de comentários machistas e até agressivos, relacionando diretamente a conduta da mulher com aquilo que ela escolheu colocar no próprio corpo. Algumas das reações exageradas podem ser vistas nos prints abaixo:
Enquanto a moda levanta bandeiras a favor da diversidade, e diferentes marcas desenvolvem cada vez mais coleções sem gênero definido, ainda tem quem pense ter o poder de controlar a personalidade do outro. Mas não, cara leitora, nós não estamos tentando fazer com que você ignore totalmente a opinião fashion de seu querido namorado - ou pai, marido, amigo, irmão... A questão aqui é sobre prioridades. Isto é, não se esquecer de que, se as peças que você veste não agradam ao gosto de determinado homem, mas mesmo assim fazem você se sentir bonita e confortável, seu bem-estar e preferências pessoais devem vir bem antes de dar ouvidos a qualquer pitaco alheio, Ok?
Em resumo: seu companheiro vive pedindo para que você troque de roupa? A melhor solução, na maioria das vezes, seria trocar de companheiro.
Pensando nas regras de estilo originárias do senso comum masculino - que muitas vezes estão equivocadas - reunimos 8 tendências que eles costumam odiar, com fotos altamente inspiradoras para você, dona da própria vida (e do próprio closet), usar o quanto quiser.
1. Jeans com modelagem boyfriend
A calça boyfriend é aquele jeans larguinho e superconfortável que casa com praticamente todas as peças do nosso armário. Se for do tipo destroyed, melhor ainda. E daí que ele não "enaltece nossas curvas"? Ser sexy também tem a ver com usar o que bem entender.
#comousar
2. Terninhos
Para eles, qualquer silhueta mais "masculina" torna-se difícil de agradar. Já nós, somos fãs dos terninhos e de tudo aquilo que configura uma alfaiataria bem cortada - para vestir, sem medo de julgamentos, tanto no office look quanto no visual festa.
#comousar
3. Brilhos, paetês, cores fortes e o look com status de "perua"
Roupas com efeito neon, glitter da cabeça aos pés e vestir-se como um globo de discoteca. É, parece que a ala masculina não curte muito a vibe 80's - a gente escolheu não dar a mínima para isso.
#comousar
4. Formas largas
Para azar deles, o oversized nunca esteve tão em alta, o que configura mais uma chance de desfilarmos por aí colocando o conforto em primeiro lugar - inclusive, vestindo peças genuinamente roubadas do guarda-roupa masculino. Era uma vez um moletom...
#comousar
5. Animal print
A estampa de bicho - destaque especial às de onça - entra como mais um membro da categoria "perua". Bom, que sejamos peruas estilosas no fim das contas.
#comousar
6. Qualquer peça de cintura alta
Nem calças, nem saias e muito menos shorts de cintura alta costumam atrair os homens - que enxergam a modelagem como algo, digamos, antigo. Primeiro, eu uso o que eu quiser. Segundo, é vintage que se fala, viu?
#comousar
7. Saltos altíssimos
Isso está bem longe de ser uma preocupação com a saúde da sua coluna. As restrições aos saltos altos vêm, principalmente por eles serem... "sexy demais", né?
#comousar
8. Comprimentos longos e mídi
Vestido longo é coisa de hippie ou traje de gala. Já a saia mídi, aos olhos deles, tem comprimento "esquisito" ou parece ter saído das coisas da sua mãe. Nossa resposta para as críticas? Alguns bons centímetros a mais na produção.
#comousar
Dizem por aí que alguns caras também não curtem make colorido. Mas, como a gente ama...
Tem mais!
+ Eis os conselhos que você receberia se estivéssemos nos anos 30...
+ Você não vai acreditar neste guia que ensina mulheres a serem boas esposas
+ Garotinha “denuncia” clichês sexistas na moda infantil e vídeo viraliza
+ Underwear para mulheres livres: saiba mais sobre a Gioconda Clothing