Se você anda abrindo mão das suas preciosas horas de sono nesses últimos tempos, cuidado: segundo estudos recentemente realizados nos Estados Unidos, o hábito de dormir pouco está diretamente relacionado ao ganho de peso, tanto em crianças quanto em adultos.
Existem diversos dados que comprovam a ligação entre os hábitos noturnos e a obesidade. Um deles mostra, por exemplo, que adultos que dormem menos de 5 horas têm 45% mais chances de se tornarem obesos. Quanto às crianças, foi comprovado que aquelas que descansam menos que 7 horas e meia por noite são 3 vezes mais propensas a desenvolverem obesidade infantil num período de 5 anos.
A restrição do sono leva ao aumento do peso porque, nessas condições, o corpo não consegue absorver corretamente a glicose e sofre alterações nos hormônios que controlam o apetite. Além disso, indivíduos que não dormem adequadamente costumam ter um desejo maior por alimentos calóricos, o que faz com que suas dietas sejam repletas de carboidratos, guloseimas, cafeína e alcool.
Comprovado: é hora de tentar desacelerar a rotina e se organizar para deixar o seu sono em dia, né? Dormir é bom para pôr ordem nos pensamentos, melhorar o raciocínio e, como descobrimos agora, ajudar você a se manter em forma. Motivos de sobra para garantir uma noite tranquila de sono.
Pra você ficar sempre em forma:
- #partiupraia! Tomar um solzinho pode ajudar a manter o peso
- HIIT: treino rápido, intenso e EXTERMINADOR de calorias. Você precisa conhecer!
- O que o Pilates pode fazer pelo seu corpo
- Segredos revelados! 9 teorias sobre dieta que você deveria deixar pra lá definitivamente
- Descubra agora qual é a melhor estratégia de emagrecimento para você