Não é novidade que nosso corpo precisa ser alimentado com boas fontes de energia para funcionar bem. E quando incluímos os nutrientes adequados – que, infelizmente, quase não constam na pizza –, a saúde responde da melhor maneira e promove mudanças reais na qualidade de vida. Quer motivos para apostar em refeições mais naturais e deixar o trash para depois?
#1 Você fica mais feliz
O que colocamos no prato tem um efeito drástico sobre o nosso estado mental. Se enchemos o corpo de porcaria, não há milagre: o mau humor bate forte. É exatamente o que diz uma pesquisa da Universidade de Linköping, conduzida pelo endocrinologista sueco Fredrik Nystrom. Os voluntários experimentaram uma dieta de um mês repleta de fritura e açúcar. Constatou-se que o humor de todos piorou. Nós também já conversamos sobre o impacto do açúcar no organismo, lembra?
Então, é correto dizer que um cardápio saudável deixa a gente mais feliz. Alimentos ricos em triptofano (conhecido como o aminoácido do bom humor) dão uma ajudinha extra.
#2 Sua pele reluz
No geral, comidas e bebidas com alto índice glicêmico desencadeiam eventos inflamatórios e hormonais que causam cravos e espinhas. Livrar a dieta do açúcar refinado e da farinha branca pode não acabar com o quadro acneico, porém, facilita a busca por uma tez reluzente.
Anote aí alguns alimentos que melhoram a pele:
- Azeite de oliva: regenera a pele e os cabelos, graças aos ácidos graxos ômega 3, 6 e 9;
- Amêndoas e nozes: têm vitaminas A e F, que protegem a pele contra o envelhecimento (uma espécie de fonte da juventude);
- Cranberry: é benéfica porque aumenta a cicatrização da pele;
- Pimentão vermelho: rico em licopeno, um ótimo antioxidante.
#3 Mais energia
Uma porção de cookies pode fornecer energia por uns 20 minutos. Um café da manhã completo, com proteínas, frutas e fibras, vai lhe render energia por horas.
#4 Você dorme melhor
Comer direitinho vai lhe ajudar a a) adormecer mais facilmente, b) dormir bem e c) levantar disposta na manhã seguinte. E se isso tudo for pouco, coloque na conta menos irritação. Soa como um milagre, não é? Leia mais sobre o assunto aqui: 6 alimentos que combatem a insônia.
#5 Você para de desejar junk food enlouquecidamente
Ok, ok, o desejo por salgadinho e cheeseburguer não desaparece nos primeiros dias de dieta equilibrada. Mas, eventualmente, essas vontades vão sumir. Será cada vez mais fácil resistir às tentações e as escolhas saudáveis passam a ser automáticas, sem sofrência.
#6 Sua conta bancária agradece
Fazer compras, cozinhar e preparar marmitas, por exemplo, é muito mais barato and saudável do que bater um pratão de massa recheada no restaurante. Pense em todo o dinheiro que você pode economizar! Por falar nisso, veja também: Marmita chique: 8 receitas para levar para o trabalho e Como economizar dinheiro.
#7 Você fica mais focada
É sabido que a comida atua como um fármaco no cérebro. Hábitos alimentares naturais e saudáveis melhoram a cognição e nos deixam mais propensas a aprender. Manter o foco depois do almoço (com peixe e salada) nunca foi tão fácil.
#8 O cabelo está fantástico
Semelhante à pele, comer saudável também faz maravilhas pelo cabelo. Fios de comercial de xampu vão ser rotina para você!
#9 Você se aventura mais na feira
Para não enjoar dos mesmos cinco ou seis legumes que guarda na geladeira, você vai acabar se forçando a experimentar outros vegetais, proteínas diferentes... a melhor parte é descobrir um novo sabor favorito!
#10 Você dá adeus ao inchaço
Alimentos como farinha branca, açúcar refinado, sal, refrigerante e álcool comumente causam sensação de inchaço. A dieta equilibrada fará você se sentir mais magra, da cabeça aos pés. Caso queira saber mais sobre o assunto, clique aqui: Diga adeus ao inchaço abdominal!
#11 Começa a cozinhar mais
Para realmente comer melhor, você precisa saber o que está comendo. E isso é o que acontece quando você cozinha as próprias refeições!
#12 Você vai perder peso (sem perceber)
Se você tem um problema crônico de alimentação, ao mudar o cardápio, perderá peso quase que instantaneamente e de forma saudável.
#13 Sua resistência vai bombar
Quem segue uma rotina de alimentação balanceada redobra as defesas do organismo contra doenças. Dores de cabeça e de estômago também melhoram.
#14 Seu intestino funciona numa nice
Ninguém quer falar sobre cocô, mas é necessário: comer melhor implica em intestino trabalhando regularmente, o que também reduz a sensação de inchaço.
#15 Você fica satisfeita com menos
Uma vez incorporado o hábito de comer melhor, as porções ficam menores. O seu corpo precisa de menos para se sentir pleno e funcionar corretamente.
#16 As decisões saudáveis tornam-se mais comuns
É realmente uma mudança de estilo de vida. Você vai querer cortar tudo o que é tóxico da rotina. Talvez isso se estenda ao trabalho e aos relacionamentos. Que beleza!
#17 Você fica mais confiante
É tanto benefício decorrendo da sua transformação alimentar que a confiança em você mesma vai disparar.
#18 Você vai ter uma ~estranha~ vontade de fazer exercícios
Sim, é chocante! Com toda essa energia, amiga, você realmente vai querer treinar!
#19 Você finalmente aprende o significado de "moderação"
Depois de se reeducar no que diz respeito à alimentação, fica mais simples entender o que o seu corpo diz. A palavra moderação vai virar a sua melhor amiga para a vida toda.
"Moderação em todas as coisas"