Que atire a primeira peça quem nunca perdeu horas encaixando tijolinhos de Lego (ou cobiçando o navio pirata dos outros). Ok, vez ou outra o resultado era uma obra abstrata sem muito sentido. Talvez isso também tenha rolado com o artista norte-americano Nathan Sawaya, antes de ele ter descoberto no Lego uma forma de aliviar o stress do trabalho como advogado corporativo em Manhattan.
Voilá!
Em 2002, ele começou a montar esculturas, que com o tempo passaram a ganhar uma complexidade impressionante. E, se algum dia alguém duvidou que Lego era arte, seu trabalho começou a atrair os olhares de interessados pelo assunto. Para você ter uma ideia, a exposição The Art of the Brick, com mais de 80 esculturas de Sawaya, já passou por doze países e atraiu mais de dez milhões de pessoas.
Pela primeira vez na América Latina, a mostra acontece até 30 de outubro no Parque do Ibirapuera, em São Paulo e, em novembro, deve seguir para o Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro. Para montar as peças expostas, foram usadas mais de 1 milhão de peças de Lego. Quer ver o resultado?
Reproduções de obras clássicas feitas com Lego estão entre os trabalhos do artista. Desde a Antiguidade, com "Vênus de Milo"...
Até a história da arte recente, com "O Pensador", de Rodin, "O Grito", de Munch, e "O Beijo", de Klimt.
Também há criações do próprio Nathan Sawaya, a exemplo da nadadora azul…
...do homem amarelo que abre o peito repleto de peças…
…e do t-rex de 6 metros de comprimento feito com 80.020 blocos!
Uau!
Vai estar em São Paulo e não quer perder?
Exposição The Art of the Brick
Quando: Até 30 de outubro
Onde: Oca do Ibirapuera (Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 3, Ibirapuera)
Horários: terça a domingo, das 11h às 20h
Quanto: R$ 20,00 (venda pelos sites www.expo-theartofthebrick.com.br e www.ingresse.com)
Curte arte?
- As Barbies invadiram as obras de arte
- 6 coisas para não fazer no museu em hipótese alguma
- Mostra no Masp reúne telas de Candido Portinari