Conversamos com Gabriela Yamaguchi, gerente de comunicação do Instituto Akatu, ONG que trabalha para o consumo consciente e coletamos dicas para economizar água: "Uma casa limpa é um lar saudável, na concepção das donas de casa. O que priorizamos é criatividade na reutilização da água. Nada de fazer 'splash' com a mangueira ou empurrar a sujeira do quintal com a mangueira. O objetivo é resgatar o uso da vassoura e do paninho umedecido que, aliás, é mais indicado do que o pano seco, que só espalha a sujeira".
"O maior responsável pelo consumo de água nas residências ainda é o chuveiro", lembra a especialista. Por isso, as medidas de reduzir o tempo do banho e fechar os registros enquanto passa xampu, condicionador e sabonete são muito significativas. Os lenços umedecidos realmente são muito importantes como complementos à higiene do bebê, de crianças e até adultos, mas vale lembrar que não substituem o banho.
Além das dicas clássicas, como esquecer de lavar o carro e varrer a calçada com vassoura, há muitos pequenos hábitos que a população pode adotar para otimizar a utilização da água em tempos de seca. Confira um compilado de dicas simples, mas eficientes:
Questão das roupas
Cada um tem a própria percepção e o ideal é apelar para o bom senso. Se der para usar a calça mais uma vez, por que não? Espere a máquina ficar cheia para lavar. Aquela água com amaciante é super boa para colocar no pano de chão. Pode acrescentar desinfetante para fazer a limpeza da casa, por exemplo.
Copo de plástico x copo de vidro?
"Trocar o de vidro para não lavar louça é como trocar seis por meia dúzia. O descartável não é a solução, além de ser mais caro. Tudo o que consumimos precisou de água para ser produzido. Claro, se não houver alternativa, o plástico pode ser utilizado", comenta a especialista.
Pets e plantas
Outra dúvida comum é sobre a higiene dos animais de estimação. Saiba que os veterinários indicam que os banhos dos cachorros sejam dados a cada 15 dias. E as plantinhas? Regar no começo da manhã ou no fim da tarde para a água penetrar. Antes disso, aperte a terra. Se estiver molhada, sinal de que a planta ainda não está com sede.
Priorize a água potável para colocar no filtro e preparar alimentos.
A necessidade tem ensinado a lição de incorporar os hábitos de economia de água para sempre.
Para outras informações, acesse: o site da campanha #águapedeágua do Instituto Akatu