Nem sempre a expressão “banho de água fria” deve ser encarada como algo negativo. No quesito saúde, pelo menos, as vantagens são muitas...
Melhora a circulação sanguínea
“A água gelada provoca um choque térmico e a vasoconstrição periférica, que libera endorfina e beneficia a circulação de órgãos importantes, como o cérebro”, explica Angélica Pimenta, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SP). Além disso, o metabolismo é acelerado, pois o organismo trabalha para manter a temperatura do corpo elevada, e a frequência cardíaca aumenta – o que também previne a hipertensão e o endurecimento das artérias.
Dá brilho aos cabelos
A água quente abre a cutícula capilar e desidrata os fios, enquanto a gelada as fecha, mantendo sua oleosidade natural e garantindo doses de brilho. “Por isso, a recomendação é fazer pelo menos o último enxágue do cabelo (após o condicionador) com jato frio”, indica a especialista.
Preserva o viço da pele
Assim como o cabelo, a pele também perde hidratação em banhos quentes. “Se a desidratação for muito intensa, pode até provocar o efeito rebote, deixando-a oleosa”, alerta Angélica. Uma chuveirada gelada, por outro lado, mantém esse equilíbrio e, de quebra, ajuda a atenuar vermelhidões e inchaços.
E tem mais...
- O aumento do metabolismo acelera o funcionamento da gordura marrom, auxiliando na queima de gordura;
- Também turbina a produção de glóbulos brancos, responsáveis pela imunidade;
- Ajuda os músculos a se recuperarem após a prática de atividades físicas, já que a água gelada elimina o ácido lático acumulado durante os exercícios;
- E claro: banhos frios são uma mão na roda para “despertar” de manhã, não é mesmo?
Acostume-se com a ideia
Pode ser um pouco difícil adotar esse hábito no início, mas tente fazer essa mudança de maneira gradual. “Comece o banho pelos braços e pelas pernas e deixe a cabeça por último”, recomenda Angélica. E nunca a mantenha debaixo da água gelada por mais de 30 segundos no inverno, principalmente se ainda não estiver adaptada a prática. Nessa região, a sensação de frio é bem maior!
Este texto foi escrito por @moniquezg e editado por @cicaarra
Ainda não acabou!
Continue com a gente:
- Alimentos para consumir depois das atividades físicas
- As maravilhas que a natação pode fazer pela sua saúde
- Previna pernas e pés inchados durante o verão