Home / Comportamento / Relacionamento

Como encarar uma separação de forma positiva

by Karen Carneti ,
Como encarar uma separação de forma positiva© iStock

Falar que um divórcio pode ser algo positivo parece bastante paradoxal. Mas, acredite: é possível e existem maneiras de encará-lo da forma menos traumática possível. Aqui, damos algumas dicas que podem ser úteis

Em um primeiro momento, as palavras "divórcio" e "positivo" parecem completamente opostas. Quanto mais machucadas estamos com as circunstâncias que nos levaram ao fim da nossa história de amor, mais difícil é encontrar o lado bom em tudo isso. Quando as ilusões são quebradas e o projeto que tínhamos falha, passamos por momentos sombrios de introspecção.

Sabemos que, depois de uma grande decepção, é normal sentir-se insignificante e com medo de confiar nas pessoas, em você mesma ou na própria vida. Muitas pessoas voltam a se reerguer pelos filhos ou pelo trabalho, mas você deve fazer isso para si própria, porque merece.

Para lhe ajudar nessa situação, nosso site-irmão espanhol Enfemenino conversou com a médica quiroprática Roser de Tienda, especialista em saúde da mulher e de crianças. Aqui, reunimos seus melhores conselhos.

Dicas para lidar com o término de maneira positiva

• Coloque sobre a mesa todos os assuntos financeiros, para tentar chegar a um acordo se ambos trabalham. Assim, todos podem ter o que precisam para começar novamente. A vingança, a ira e a raiva devem ser deixadas de fora das negociações, porque, além de complicar as coisas ao longo do tempo, irão torná-la dependente dessa pessoa. E é exatamente isso que você deve evitar.

• Se você não tem filhos, é hora de ficar algum tempo sozinha e se reconstruir. Tanto faz se você foi deixada ou foi você que preferiu pular fora do relacionamento; deixe a outra pessoa livre para que os dois possam ser amados como merecem.

Como encarar uma separação de forma positiva© Pinterest

"Eu não quero estar casada só por estar casada. Não consigo pensar em nada mais solitário do que passar o resto da minha vida com alguém com quem não posso conversar. Ou, pior, com alguém com quem eu não possa ficar em silêncio".

• Se você tem filhos, tente, por conta do exemplo que deve dar a eles, agir respeitosamente com relação a essa pessoa que é o pai deles. Pode ser muito difícil, porque se dar bem com o ex é uma via de mão dupla. Às vezes você tenta e não é possível, mas não se preocupe: o tempo coloca todas as pessoas em seus devidos lugares.

• Seja compassiva com consigo mesma e se perdoe. Você não pode jogar hoje com as ferramentas que tinha ontem. Todos nós aprendemos, e nenhum divórcio é livre de erros de ambas as partes.

• Seja honesta. Porque as crianças de hoje serão os adultos de amanhã e verão quão desagradável você era ou quão mal se comportou. E nenhum argumento irá lhe salvar, porque você se tornou mãe e deveria ter colocado esse amor acima de quaisquer problemas com o seu ex, dinheiro, trabalho, mal-entendidos e orgulho.

Se você é mãe...

• Ser mãe está acima de tudo. Se você foi um autêntico desastre como mãe ou esposa, explique humildemente a seus filhos que a inexperiência a levou a falhar, mas que você aprendeu a fazer melhor. Ainda há tempo se você fez ou está fazendo algo errado. Peça desculpas – mesmo se não tiver toda a culpa – e mostre que você ama seus filhos como deveria amar a si mesma. Porque o orgulho não vai segurar sua mão nas horas difíceis.

• Faça o que deve para ser um bom exemplo para seus filhos. Não minta, não puxe o tapete e não machuque o pai deles. Tenha um conceito mais elevado sobre o que é o amor. E, mesmo que doa, liberte o outro para que ele possa reconstruir a vida sem ressentimentos. Seria bom se todas aprendêssemos algo vindo de uma experiência tão amarga.

• E não perca a esperança. Ela nos sustenta e nos dá força para pensar que podemos ser melhores, mesmo que isso signifique um divórcio e uma mudança em nossos sonhos afetivos. Também nos permite sentir que a vida ainda nos reserva algo importante, grande, que ainda não conhecemos, mas que virá e será uma grande mudança. Embora possa parecer impossível, eventualmente, o divórcio vai se tornar algo que, embora sempre doa, foi inevitável para que você continuasse aprendendo e crescendo na aventura que é viver.

emma-watson-abrindo-os-braços-teto-solar-carro
Tão Feminino Like

Este texto foi escrito por @karencarneti e editado por @cicaarra.

Continue no #taofem :)

O amor acabou? 12 sinais de que você não está mais apaixonada
7 coisas esquisitas que acontecem quando você começa a namorar novamente
Os estágios emocionais pelos quais passamos após levar um pé na bunda
6 maneiras de mudar sua vida amorosa (mesmo se você estiver com medo)
✲​ Por que é difícil encontrar um namorado no mundo “fácil” do namoro online

Karen Carneti
you might also like