Há homens que relutam à ideia de se submeter a uma coleta de esperma, pois não se sentem confortáveis nessa situação. Mas como acontece a coleta? O material ejaculado é coletado em laboratório no qual o paciente se masturba em uma sala isolada. O esperma é depositado em recipiente adequado e não tóxico, estéril e preaquecido à temperatura do corpo. O teste só pode ser realizado após três sem manter relações sexuais e, embora indolor, pode ser desconfortável para o homem. Por isso, é importante apoiá-lo para que ele se sinta confiante e motivado.
Mas em que consiste um espermograma?
É um exame da fertilidade masculina. Tanto a produção de espermatozoides nos testículos quanto a presença deles na ejaculação dependem de vários fatores, tais como quantidade de dias sem relação sexual, ingestão de medicamentos, exposição a tóxicos ambientes e febre.
O que é analisado?
A análise do esperma avalia os seguintes fatores:
- Quantidade de ejaculação.
- Número de espermatozoides por milímetro.
- Mobilidade e vitalidade dos espermatozoides.
- O pH da viscosidade do esperma.
- A presença de aglutinantes e de glóbulos brancos na ejaculação.
Naturalmente, não se alarme se os resultados estiverem fora do padrão, pois eles não necessariamente refletem um problema de saúde. Para se confirmar anormalidades, é necessário realizar um segundo teste em um intervalo de 20 dias.
O sêmen considerado normal é mais rico em espermatozoides, que são mais rápidos e vitais que um espermatozoide considerado anormal. Sangue, leucócitos ou aglutinantes são componentes relacionados a espermatozoides ruins. Para se ter uma referência dos valores normais para esse tipo de exame, saiba que os técnicos medem volume de 2 ml ou mais em uma concentração de 20 milhões de espermatozoides de esperma/mL ou mais, de um total de 40 milhões de espermatozoides por ejaculação, mais a mobilidade de 50% ou mais rápida ou mais lenta (tipo a + B), morfologia maior a 4% e 50% ou mais de espermatozoides vivos, segundo o instituto de fertilidade humana inSer.
Há também outro teste de fertilidade, chamado Teste e Hühner, pós-coito, que é feito com as mulheres. Nele, se determina o número e comportamento do esperma presente na vagina entre oito e 12 horas após a relação sexual. Além disso, ele controla a consistência do muco durante o período da ovulação.