O clima não colabora ou simplesmente falta paciência para colocar o corpinho no sol? Tanto faz! O fato é que, sim, existem salvadores da pátria que podem ajudá-la a descolar um belo bronze (e valorizá-lo com muito brilho e glamour) sem sair de casa. Abaixo, damos os nomes aos bois:
Tonalizante
Sua promessa é nada mais, nada menos que bronze imediato (e quem nunca sonhou com essa proeza?). Como bônus, o produto – pedida certa para usar na região das pernas – também cumpre a missão de camuflar manchas, celulites, estrias e vasinhos que incomodam, já que maquia e uniformiza a pele. “O importante é dispensar exageros para não ficar artificial”, afirma Vicente Lujan, beauty artist (SP). Quanto mais opaco for o tonalizante, mais natural será o efeito. E, depois de arrasar nas ruas, basta entrar no chuveiro, lançar mão de uma esponja macia para remover a cor e voilà!
Iluminador
É a opção ideal para adicionar pontos de luz à pele e, consequentemente, destacar as áreas estratégicas que deseja realçar. “O produto funciona muito bem em eventos noturnos para conferir um brilho especial nos braços, no colo e nas pernas que ficam expostos no vestido, por exemplo”, comenta Vicente Lujan. Disponível em diversas texturas (pó, loção, spray, óleo...), o queridinho dos backstages também detém o poder de, instantaneamente, disfarçar imperfeições – mas, para garantir o resultado almejado, vale o aviso: a pele deve estar 100% limpa para receber o iluminador. “Assim, ele não se mistura às impurezas e oleosidade natural do corpo, o que pode comprometer o efeito”, explica o expert. A regra também se aplica ao tonalizante!
Autobronzeador
O diferencial fica por conta da durabilidade: diferentemente do tonalizante e do iluminador, maquiagens corporais que duram apenas o dia da aplicação, o autobronzeador mantém a cor por até uma semana. “A mágica acontece quando o di-hidroaxicetona (DHA) reage com a queratina da pele, que produz pigmentos e a deixa com o tom mais escuro”, diz Lídia Machado, dermatologista da clínica Juliana Piquet (RJ), que afirma que, à medida que o estrato córneo descama, a cor é perdida. Antes de usar o produto, capriche na esfoliação para remover as células mortas, que impedem um resultado uniforme. “Na hora de aplicar, use luvas para evitar que as mãos fiquem pigmentadas e espalhe o conteúdo em movimentos circulares nas pernas, no tronco e braços, nas costas, no rosto e, por último, nas dobras”, ensina a médica. Vista suas roupas após 20 minutos. Exercícios físicos estão liberados após quatro horas. Mas, para tomar banho, é preciso esperar um pouco mais: oito horas é o intervalo recomendado.
Este texto foi escrito por @moniquezg e editado por @cicaarra
Continue com a gente:
- Arco do triunfo: 7 dicas para fazer a sobrancelha sem erros
- Vitrine deluxe: produtos de beleza com embalagens que são puro luxo
- 5 jeitos de usar a escova de dentes na rotina de beleza
- Tire suas dúvidas sobre rosácea
- Óleos faciais: descubra por que você deve dar uma chance a eles