À primeira vista, maquiagem e dias quentes podem parecer duas palavrinhas que, definitivamente, não se casam. Mas basta adotar alguns macetes e convocar os aliados certos para o nécessaire pra esse jogo virar e você conquistar uma pele blindada contra toda a suadeira proporcionada pelo verão. É só seguir o caminho:
Limpeza
Impurezas se misturam à oleosidade do rosto, criando uma barreira entre a maquiagem e a pele – o que compromete a duração do make. “Para que isso não aconteça, higienize a área com sabonete específico e água fria, que ajuda a fechar os poros. Em seguida, aplique um tônico sem álcool”, ensina Chloé Gaya, maquiadora do Jacques Janine (SP). Apesar de a versão com álcool causar a impressão de ser mais eficaz, agride cútis sensíveis e provoca o efeito rebote nas oleosas.
Hidratação
Peles ressecadas e sedentas por água buscam sua dose de hidratação em outros cantos: na base, no corretivo, no blush cremoso... Logo, é natural que toda sua produção vá para o beleléu. E é aí que entra a importância do uso do hidratante: ele cria aderência e textura na tez para melhor receber a maquiagem. “Dê preferência a versões leves, como produtos em gel, e que liberem hidratação gradativa”, sugere Vicente Lujann, maquiador do C. Kamura (SP).
Pré-maquiagem
Estamos falando do primer! Apesar de praticamente “invisível”, faz toda a diferença. É uma mão na roda para fechar os poros, uniformizar a pele, prepará-la para receber a base e segurar a oleosidade e o make como ninguém. E o melhor é que, hoje, o mercado disponibiliza diversas versões para as mais variadas necessidades e tipos de pele.
Cobertura sob medida
A dica de Vicente Lujann é apostar em bases com acabamento mate, que deixam a pele sequinha. Outra opção é recorrer aos BB ou CC creams, que costumam ser mais leves – requisito importante para encarar o verão. “Sua cobertura não é tão poderosa quanto a da base, mas são ótimos porque reúnem diversas funções, como hidratante e filtro solar”, emenda Elton Thadeu, maquiador da emissora GNT e do Studio Tez (SP). Caso não abra mão do corretivo, prefira usar os líquidos.
Sombra e blush
No primeiro caso, o ideal é preparar as pálpebras com um primer específico para os olhos. Depois, crie uma base com lápis ou sombra cremosa para, em seguida, aplicar a versão em pó. “Depositar um produto seco por cima de um cremoso ajuda a selar e fixar a maquiagem”, garante Chloé Gaya. Repita essa dobradinha com o blush para, além de aumentar a durabilidade da produção, intensificar sua cor.
Bronzer e iluminador
Em ambos os casos, a melhor versão é a compacta. “Dura mais que a cremosa e os próprios pós soltos”, diz Elton Thadeu. Por ser bem leve, proporciona efeito sutil e natural que permanece por mais tempo na pele. Ao aplicar o bronzer, não pese no blush, ok? Quanto ao iluminador, a dica é concentrar o produto apenas nos pontos altos do rosto, dispensando excessos que podem deixar a tez muito brilhante ou manchada.
Delineador e máscara para cílios
Devem ser resistentes ou à prova d’água. “Eles têm fixação intensa e não somente resistem à água, como também à transpiração e à oleosidade da pele”, comenta Chloé Gaya. Para quem gosta de usar lápis como delineador, melhor evitar esse hábito no verão. Quem dá o toque é Vicente Lujann: “A probabilidade de o traço manchar ou borrar é muito maior”.
Batom
Manter os lábios condicionados no verão é importante, mas evite passar hidratante antes de aplicar o batom para evitar a “cremosidade” que reduz o tempo de duração do produto. Opte por aqueles com acabamento mate que, por terem a textura seca, não saem da boca com tanta facilidade. “Também vale lançar mão das versões líquidas de longa duração e lápis de contorno, que reforçam o desenho dos lábios”, complementa Elton Thadeu. Para assegurar que permaneçam intactos, aplique uma pequena quantidade de pó translúcido entre as camadas de batom.
Finalização
O pó translúcido é seu melhor amigo nessa etapa. Em casos de peles oleosas, o ideal é aplicá-lo no rosto todo. Mas, se esse não é o caso, use-o apenas na zona T (testa, nariz e queixo), regiões que apresentam maior concentração de brilho. Os sprays fixadores também são bons aliados para finalizar o make.
Se precisar de retoques...
Retire o excesso de oleosidade com lenços antibrilho e reforce a maquiagem apenas com produtos em pó.
Para reavivar a maquiagem
Vá de água termal! Ela hidrata sem remover os demais produtos e ainda possui na fórmula sais minerais que fixam o make e controlam e oleosidade da pele.
Tenha no nécessaire:
Continue com a gente:
- Data de validade: você sabe quando seus itens de maquiagem vencem?
- Efeito pele nua: conheça as bases ULTRALEVES que redefiniram o conceito de maquiagem
- Xiiii, borrou? Aprenda a corrigir errinhos cotidianos de maquiagem
- 5 dicas de maquiagem para dar um up na selfie
- O lookbook do batom nude, o preferido das celebs