Para alguns, ela é um meio de transporte; para outros, uma fonte de lazer. Há ainda quem a considere um exercício físico. Seja lá como você a enxerga, o fato é um só: andar de bicicleta é uma das atividades mais amadas do mundo – e, francamente, um hábito pra lá de benéfico pra saúde e o corpo de quem o pratica. Tá duvidando? Conversamos com o ortopedista Antonio Faria, de São Paulo, e o educador físico Eduardo Armond, da academia Fluyr Saudável (SP) e comprovamos por A+B que pedalar só traz coisa boa. Topa dar esse passeio com a gente?
1) Xô, fraqueza muscular!
Fraqueza muscular? Não, obrigada. Andar de bike 3 vezes por semana faz com que você afaste esse problema de uma vez por todas. A bicicleta trabalha coxas, panturrilha, bíceps e glúteos e, assim, fortalece o seu corpo.
2) Define o abdome
“Quando pedalamos, contraímos o abdome e estabilizamos a região lombar, o que faz com que a estrutura abdominal seja trabalhada”, explica Eduardo. Quem não sonha com um abdome definido e durinho, hein!? Tchau, tchau, barriguinha saliente!
3) Queima até 500 calorias por hora!
Sim, leitora, você leu certo! Andar de bicicleta emagrece tudo isso mesmo, como explica Antonio: “Uma pessoa pode perder, em média, de 300 a 500 calorias por hora. Esse número varia de acordo com o biotipo da pessoa e intensidade do exercício”. O preparador físico Eduardo completa: “Pedalando uma hora por dia na velocidade de 23 km/h, por exemplo, a perda pode ser de até 3 quilos no final do mês”. Status: querendo uma bicicleta AGORA.
4) Promove o bem-estar
Como se trata de uma atividade que libera endorfinas, andar de bicicleta dá aquela sensação boa de felicidade e satisfação. Para potencializar ainda mais esse momento de tranquilidade, sempre que puder pratique o esporte ao ar livre, de preferência num parque. Vai valer a pena!
5) Faz com que você interaja com o ambiente
Esse benefício vale mais para quem anda de bicicleta ao ar livre, claro. Por ser uma atividade livre de regras e que envolve bastante movimento, andar de bicicleta faz com que você conheça o ambiente ao seu redor. Quantas vezes você já reparou nas ruas do seu bairro? E naquele pé de manga lá do parque? Descubra o mundo a bordo das suas rodas!
E aqui vão umas dicas para você começar com o pé direito:
# Escolha o modelo adequado a sua necessidade. Se você pretende pedalar pela cidade, em ciclovias ou em locais que têm declives, subidas e descidas, opte por uma bicicleta com marcha. Ela te dará mais confiança para praticar o esporte.
# Não se esqueça dos equipamentos de segurança! Quedas de bike podem ser beeem feias quando não se utiliza os itens de proteção. Praticar esportes é bom, mas cuidar do seu bem-estar é melhor ainda.
# Faça um check up antes. Como todo o esporte, a bicicleta exige atenção. É necessário fazer os exames para ver se você está com a saúde em dia para começar a praticá-lo. Vale lembrar que a bike pode ser contraindicada para certos problemas nos joelhos, portanto converse com o seu médico antes de tomar qualquer atitude.
Mais esportes para você já incorporar o projeto verão:
- TOP 9: Tudo o que você precisa saber sobre o Slackline e seus benefícios incríveis
- HIIT: treino rápido, intenso e EXTERMINADOR de calorias. Você precisa conhecer!
- O que o Pilates pode fazer pelo seu corpo
- Sensualidade e força: revelamos tudo o que você queria saber sobre o pole dance
- 23 fatos que provam que correr é a melhor atividade física de todas