Jardim de infância, escola, compras e futebol são tarefas que se tornam mais fáceis quando unimos crianças e carros. E é verdade que a partir do momento em que você decide viajar de carros com seus filhos, é preciso levar em consideração uma série de regras que são essenciais para a segurança deles. Se o assento de carro é regra mesmo na cidade, o que dirá na estrada!Por favor, leia nossas recomendações no note, tablet ou no celular (fora do carro)!
1. Não carregar seu filho no colo
A velocidade máxima que um adulto é capa de impedir que uma criança seja arremessada,caso sofra um acidente, é 5 km/h. É obrigatório que todos os passageiros do carro estejam utilizando cinto de segurança, ainda que em trajetos curtos. As crianças devem estar no assento adequado para a idade delas (os assentos são fixados pelo cinto de segurança e podem ainda ter o seu próprio cinto). Deve-se evitar viajar com crianças no colo e compartilhar o cinto de segurança.
2. Assentos traseiros
As crianças sempre devem viajar nos bancos traseiros do carro. O banco de passageiro só pode ser usado em situações extraordinárias. Caso aconteça, deve-se desligar o acionamento do airbag.
3. Crianças devem viajar no sentido oposto do trajeto
Recomenda-se que menores de quatro anos viajem no sentido oposto do trajeto. Estudos realizados recentemente mostram que em caso de acidente as lesões são reduzidas em 75%quando a criança está sentada no sentido oposto.
4. Checar o cinto de segurança
É muito importante que os pais chequem a posição do cinto de segurança para que de fato secumpra sua função de proteção. Deve-se observar se ele não está retorcido ou mal colocado.
5. Equipamentos adequados para o carro
Para garantir a segurança do seu filho, é importante conhecer todo o vocabulário e as siglas -que podem soar como chinês em um primeiro momento. Quando se fala sobre SRI, fala-se emSistemas de Retenção Infantil, ou seja, os assentos e cadeiras de carro adequados para a idadeda criança. Ele deve ser escolhido de acordo com o tamanho e peso e está separado nosgrupos 1 (0 meses a 2 anos), 2 (de 3 a 6 anos) e 3 (de 6 a 12 anos) e devem ser instalados emassentos traseiros equipados com cinto de segurança de três pontos.
6. O que é ISOFIX?
Outro termo importante para o vocabulário de viagens de carro com crianças, o ISOFIX é um padrão de instalação de assentos e cadeiras de crianças, que tem por objetivo, em todo o mundo, garantir que esses assentos sejam instalados de forma rápida, eficiente e segura. Desde 2006, carros dos Estados Unidos, Europa e Ásia devem ter o sistema instalado. Uma alça de engate dentro do assento traseiro é fixada na cadeira, que tem a garra do engate. No Brasil,esse sistema não é obrigatório e os assentos são fixados com o cinto de segurança. Caso os pais façam o enxoval fora do Brasil, devem ficar atentos quando forem comprar os assentos.
7. Colocar a criança
Para saber se o seu assento ou cadeira é o adequado para a criança, observe se a cabeça dela não fica para frente na parte superior do assento. Se ficar, talvez seja a hora de mudar o assento para um de idade superior.
8. Almofadas com suporte acima de 4 anos
Recomenda-se que crianças com mais de 4 anos usem almofadas em torno do pescoço parareduzir ferimentos na cabeça, em caso de acidente.
9. Uso de moisés
O moisés não é uma boa escolha para ser usado no assento traseiro como sistema de retenção infantil. Ele não pode ser afivelado no banco e não fixará o bebê.
10. Não reutilizar assentos de carro
Para assentos de carro que foram danificados por batidas ou acidente, recomenda-se que eles sejam substituídos, talvez seja necessário, aliás, trocar de carro. Não esqueça, a segurança do seu filho vem em primeiro lugar.
Leia mais em maternidade:
10 coisas que revelam que você é mãe
As melhores imagens do concurso de fotografia "The B&W Child Photography"