Para alguns, é uma iniciativa um tanto quanto mórbida. Para outros, é uma bela homenagem aos bebês que faleceram. De qualquer maneira, a associação Now I Lay Me Down to Sleep (Agora Eu me Deito para Dormir) tenta ajudar os casais que enfrentam a perda prematura de seu filho por meio de sessões de fotos. É um projeto voluntário no qual os pais podem fazer diferentes solicitações. De acordo com explicação no site da instituição, "após o pedido dos pais, os fotógrafos voluntários vão ao hospital atende as famílias e criar uma lembrança para honrar a memória de seus filhos. As fotografias são tiradas com todo o amor, sensibilidade e privacidade possível".
A instituição realiza sessões com bebês que nasceram mortos ou que estão em risco de morrer. Ainda de acordo com informações do site, "algumas famílias querem que as fotos sejam feitas enquanto a criança está viva, outras preferem esperar que ela saia completamente de fios, tubos e monitores para que a sessão seja feita. É preciso manter amente aberta e não julgar as famílias em cada situação ou decisão".
A associação foi fundada por Cheryl Haggard, cujo filho nasceu com uma doença congênita chamada miopatia miotubular, que causou sua morte. Arrasado com a perda, Cheryl pediu a um fotógrafo que registrasse os últimos momentos de seu bebê. "Aquela noite foi a pior da minha vida, mas quando eu olhar para as fotos, vou me lembrar do sofrimento, mas também da beleza que foi tê-lo em meus braços", explica.
Nos dez anos em que a associação tem se mantido, mais de 30 mil famílias requisitaram uma sessão de fotos. A Now I Lay Me Down está presente em 40 países em todo o mundo e conta com 1650 fotógrafos voluntários.
E você? O que acha sobre essa iniciativa?