A cena é familiar: em um dia comum, lá está você, parada em frente ao próprio guarda-roupa - abarrotado - com a sensação de não ter nadinha para vestir. O resultado? Além de prometer a si mesma que mês que vem você vai conseguir organizar o closet (será?), vem também a frustração por sentir a falsa necessidade de roupas novas. Spoiler: você, provavelmente, não precisa de novas peças - e acumular mais dívidas no cartão de crédito, definitivamente, não é uma opção.
Esse é o fio condutor do chamado guarda-roupa cápsula, que tem como ideia principal a expressão "menos é mais" colocada em prática. "O conceito surgiu através da necessidade de se consumir menos e ter uma vida mais sustentável. Como o mercado de moda polui o meio ambiente, ele vem como uma solução para comprar menos roupas, gerando menos produção e, consequentemente, poluindo menos", conta a consultora de estilo e blogueira Marci Marciano, de São Paulo.
Em poucas palavras, com um armário tipo cápsula, o mal da bagunça é cortado pela raiz, deixando você só com aquilo que é necessário em matéria de vestuário.
"Eu não tenho absolutamente nada para vestir".
O caminho para um guarda-roupa cápsula perfeito: o que vai e o que fica?
Antes de mais nada, não tenha medo do desapego, leitora! Marci aconselha que, por ser um guarda-roupa que possui, no máximo, entre 30 e 50 peças por estação, é interessante que todas elas combinem entre si. Assim, você reduz o consumo e otimiza itens que já possui.
Ou seja, sabe aquela blusinha que você comprou em 2002 e nunca conseguiu usar? Aquela calça que não tem NA-DA a ver com seu estilo? A saia bandage apertada? Hora de dizer tchau e mandar tudo para doação.
Por ser indicado para quem deseja uma vida mais prática, o guarda-roupa cápsula é como uma coleção de clássicos da moda, ou seja, itens com cortes atemporais e, em sua maioria, cores mais neutras. Mas é claro que você pode investir em algumas peças de destaque. Ah! Para fugir do look sem graça, sempre é possível apostar nos acessórios, como sapatos e bolsas com pegada mais fashion para completar seu arsenal.
Começando os trabalhos!
O objetivo aqui, como já dissemos, é ter roupas que formem looks funcionais, que transitem entre trabalho e lazer; dia e noite. Na prática, Marci explica que é interessante contar com os básicos, como jeans, camisa branca, calça preta e um vestido pretinho básico que vá para todos os lugares. Para ficar mais fácil, pense assim: cada peça dentro do seu guarda-roupa cápsula deve ser capaz de compor, no mínimo, 3 diferentes visuais.
Dica de ouro: antes de guardar as roupas, tire fotos, revele as imagens e cole-as na porta do armário. A técnica é um pouquinho trabalhosa mas, dessa forma, quando for escolher o look do dia, você evitará o estresse por não saber o que está guardado, além de ter uma visão mais ampla de tudo que está ali no meio.
Mantenha a organização
Para um visual ainda mais arrumado e prático, vale também separar as peças por tipo (calças, camisas, jaquetas, etc), por ocasião (trabalho, lazer, balada...) ou, se preferir, até por cores.
Saiba comprar
Ter um guarda-roupa cápsula significa, também, mudar seu comportamento de consumo. "Estamos em um momento de desaceleração do consumo, então acredito que é uma tendência bem útil, que vai auxiliar a manter os looks sempre charmosos de uma forma mais prática", opina Marci.
Compre com consciência e pense bem antes de sair por aí com dezenas de sacolas. Priorize peças que são confortáveis para o seu corpo e, claro, combinem com o que você já tem em casa.
Os prós:
Dar adeus a grande parte de suas roupas, dói - mas passa, viu? Aqui estão algumas vantagens em investir no armário cápsula:
- + Tempo: nada de ficar horas pensando no que vestir
- + Espaço no seu armário, que permanece organizadinho sempre
- + Grana economizada e menos excessos fashion
- + Looks elegantes: por ter um quê minimalista, é fácil montar looks sofisticados - o tempo todo
- + Possibilidades: fazer mais combinações com peças básicas é bem mais fácil do que com roupas berrantes, concorda?
Os contras:
- Apesar das muitas vantagens já apresentadas, uma coisinha acaba deixando a desejar na hora de apostar no guarda-roupa cápsula: os looks podem acabar perdendo um pouco de individualidade e ousadia.
- Então, se você avaliou o conceito do guarda-roupa cápsula, e acha que ele não se encaixa no seu estilo de vida de jeito nehum, que tal pensar melhor na maneira como você anda consumindo, hein?
- Dá, sim, para manter a autenticidade na hora de se vestir e, ao mesmo tempo, reciclar o closet. Procure sempre doar aquilo que já não serve mais, não comprar por impulso e, muito menos, se tornar a chamada "fashion victim", ou seja, aquela pessoa que gasta com tendências que nem tem tanto a ver com o estilo dela, mas acaba influenciada pelos canais de moda.
23 peças que combinam facilmente entre si:
Não sabe nem por começar a montar seu guarda-roupa sustentável? Inspire-se com os itens a seguir:
Fica, tem mais!
☛ Das alpargatas aos sneakers, torne-se uma expert com o nosso 'Dicionário dos Sapatos'
☛ Parecem livros, mas são bolsas! Conheça as clutches bordadas da marca Mrs. Chaplin
☛ Tendências jeans: DIY para transformar suas peças com estilo
☛ 6 lojas de camisetas online para você se apaixonar imediatamente
☛ Garimpar é preciso: 4 brechós online para fazer bons negócios