Foi ao folhear uma revista, dando de cara com as famosas bolsas em formato de livros da marca de acessórios Olympia Le Tan, que a russa Tatiana Kononova teve a ideia de fazer suas próprias versões do produto: “Meu orçamento não permitia nem debater sobre comprá-las, e então tornei-me obcecada com a questão de como fazer uma book clutch. Para uma pessoa com quase nenhuma experiência de costura e absolutamente nenhuma habilidade de bordado, parecia uma ideia maluca”, contou a designer ao FTC, site parceiro do taofeminino, sobre o nascimento da Mrs. Chaplin. Natural de Moscow e apaixonada por tudo que envolve moda, cores e literatura, Tatiana atribui como principal ingrediente de suas criações as “mãos amorosas” que bordam suas clutches.
O processo de produção, entretanto, não foi tão simples – e exigiu dela tempo e energia até que atingisse o produto final: “Comecei a pesquisar vários tutoriais de do it yourself, mas nenhum chegava ao resultado que eu queria. Comecei a pensar, então, em como preencher a lacuna de uma bolsa-livro no meu coração, sem precisar rasgar nenhum livro real”, confessa. Kononova continuou suas pesquisas pelo universo da própria Olympia Le Tan, a fim de entender como eram feitos os acabamentos das clutches, quais materiais eram usados, como eram produzidas... Para completar, a artista apostou suas fichas em aulas práticas de bordado.
Após desperdiçar alguns rolos de linhas e tomar inúmeras picadas de agulha, como ela mesma relata, Tatiana finalmente conseguiu terminar sua primeira bolsa-livro: “Não era perfeita, mas deixou todos os meus amigos sem palavras. Eles me pediram para fazer para eles, e assim nasceu a ideia de abrir uma loja”, diz.
Na Mrs. Chaplin, os “bordados” das capas são feitos de maneira totalmente artesanal, à mão, e prometem agradar leitores das mais variadas categorias. Lewis Carroll, Stephen King, Tolstói e Antoine de Saint-Exupery são alguns dos autores que marcam presença no cardápio da marca. Se você quiser uma bolsa exclusiva, também existe a opção de enviar uma foto da sua capa favorita para Tatiana, que consegue fazer a reprodução fiel do livro.
E de onde veio o nome “Mrs. Chaplin”? Tatiana não se lembra muito bem sobre sua origem, mas dá algumas pistas: “Prefiro pensar na parte ‘Mrs’ (senhora) como referência a alguém como uma avó, com seu tricô em frente a uma lareira, enquanto o ‘Chaplin’ é um sinônimo de algo clássico e divertido” - fazendo referência ao ator e humorista Charlie Chaplin, claro.
Para + infos, é só acessar o Instagram e o Etsy da marca.
Info + Fun. O FTC é um site que traz conteúdo informativo e criativo sobre moda, arte, design, cultura, decoração, tecnologia, tatuagens, gastronomia e viagens.
E para aumentar seu vício...
- Como organizar livros: ideias direto do Pinterest para você!
- 7 razões para aderir à moda dos livros de colorir para adultos
- 15 autoras negras da literatura brasileira
- Literatura que empodera: conheça cinco escritoras latino-americanas
- Estes 50 incríveis marca-páginas farão você não querer largar o seu livro!