Investir nos jeans da moda, muitas vezes, significa desembolsar uma boa grana – calças de qualidade costumam ser mais caras pela durabilidade do tecido, somada ao fator bom gosto. Mas para tudo existe uma salvação, querida leitora. Nossa dica? Guarde seu dinheiro e reproduza os modelitos mais cool da temporada sem sair de casa. A seguir, 3 técnicas de DIY focadas em jeans para colocar em prática já!
Trend #1: Cropped Jeans
A mais estourada das tendências na gringa não é nada além de uma boa e velha calça jeans com as barras cortadas acima dos tornozelos. Ah! Não se esqueça de desfiar a costura da barra.
#comofaz
Além da criatividade, você vai precisar de: um transferidor, giz branco e tesouras afiadas.
- Escolha uma calça jeans que você não usa mais - prefira as modelagens skinny, porque aí a barra fica mais rente ao corpo após ser cortada.
- Vestindo as calças, meça de dois a três dedos acima da região do tornozelo, e trace uma linha horizontal usando o giz branco.
- Tire as calças e meça com o transferidor a distância da marca de giz até a barra. Para auxiliar na precisão, baseie-se na marcação dos 90 graus - desse jeito você será capaz de fazer o corte exato da barra. Logo em seguida, trace uma linha vertical paralela à anterior (horizontal). Com uma tesoura, corte a barra de uma das pernas da calça.
- Una as pernas das calças para saber como cortar a outra barra no mesmo tamanho. Faça o corte e, para finalizar, desfie a barra puxando a costura com a ajuda de uma pinça ou da própria tesoura. Voilá!
Trend #2: Jeans com patches
Para dar uma cara nova e ao mesmo tempo retrô aos seus jeans mais larguinhos (alô, anos 90), aposte em patches divertidos. O processo de aplicação é o mesmo que ensinamos na matéria da jaqueta jeans, mas vamos repetir o passo a passo.
#comofaz
Você vai precisar de: patches + tesoura + ferro de passar roupa + um pedaço de tecido + os jeans dos sonhos.
Escolha patches do tipo termocolante, ou seja, que grudam no tecido por conta do calor. Você os encontra em lojas de artesanato e armarinhos, sendo que alguns precisam ser recortados e outros já vêm prontos. Distribua os desenhos no jeans da maneira que preferir. Aqueça o ferro de passar e, com ele, faça uma pressão nos jeans. O tempo pode variar, mas o recomendado é que o ferro aqueça o adesivo por um período que varia entre 30 e 40 segundos. Lembre-se de colocar um tecido fino por cima, como um lenço de pano ou retalho, para que o tecido do patch não grude no ferro.Caso você note que a estampa ainda está meio solta, deixe o ferro ali, quietinho, por um pouco mais de tempo até que ela fique completamente colada. Pronto!
Truque: além de patches, você também pode investir nos pins, que estão igualmente em alta!
Trend #3: Destroyed!
Boas novas para as amantes de jeans rasgado: eles dificilmente sairão de moda, já que caíram no gosto de praticamente todo mundo que antes era adepto da calça jeans tradicional. Truque de styling: dá, sim, para aproveitar sua calça jeans destroyed nos dias mais friozinhos. É só lançar mão de uma boa meia calça, lisa ou estampada. A de renda, por exemplo, dá um ar sexy à produção.
#comofaz
Para que a receita dê certo, aqui vão os ingredientes: uma calça jeans, pedra sabão, tesoura com ponta, pinça, uma lixa ou ralador de cozinha pequeno. Antes de partir para a ação, pense no tamanho dos rasgados que você vai querer fazer. Prefere vários distribuídos de forma mais discreta? Um rasgo generoso na região dos joelhos?
- Método 1 (mais preciso, porém mais trabalhoso): vire sua calça do avesso e, com o auxílio da pedra sabão, faça riscos horizontais com um dedo de distância uns dos outros na parte que deseja cortar. Passe a tesoura apenas nas linhas desenhadas, e corte alguns pedaços do tecido. Com a pinça afiada, vá puxando as linhas das costuras.
- Método 2 (desgasta mais o tecido e é indicado para bolsos e regiões menores da calça): use um ralador de cozinha ou uma lixa grossa de construção. Aí, é só lixar o tecido e desgastá-lo o quanto preferir.