Ok, talvez você nem sonhe em ser uma princesa, mas as fotos a seguir podem fazê-la mudar de ideia. Os castelos mais lindos da Europa são o destino da nossa viagem.
Castelo de Neuschwanstein, Bavária, Alemanha
Apesar do nome trava-língua, o Castelo de Neuschwanstein é um dos mais famosos e visitados do mundo. Foi construído por Luís II da Baviera, no século 19, e serviu de inspiração para Walt Disney ilustrar o castelo de Cinderela.
Castelo de Haar, Urtrecht, Holanda
Os primeiros indícios da existência do Castelo de Haar são de 1391. No fim do século 19, foi totalmente reconstruído em estilo neogótico.
Foto: Dennis Jarvis e Bert Kaufmann
Castelo de Balmoral, Aberdeenshire, Escócia
O Castelo de Balmoral foi adquirido pelo Príncipe Albert, marido da famosa Rainha Victoria em 1852. Ainda é propriedade privada da família real inglesa, que costuma passar o verão ali.
Fotos:denisbin e Andrew DeCandis
Chastworth House, Derbyshire, Inglaterra
Com mais de 100 cômodos, Chatsworth é a mansão rural da família dos Duques de Devonshire. Os jardins da propriedade são os mais famosos da Inglaterra. A construção serviu de cenário na adaptação para o cinema de Orgulho e Preconceito. Reconhece a casa dos Darcy?
Fotos: Phil Richards e Steve Cadman
Castelo de Leeds, Kent, Inglaterra
O Castelo de Leeds é uma das construções medievais mais antigas da Inglaterra. Foi o lar do polêmico Rei Henrique VIII, que transformou a propriedade para sua primeira esposa, Catarina de Aragão.
Fotos: Richard Taylor e Mark Evans
Castelo de Alcázar, Segóvia, Espanha
Um incêndio em 1862 quase destruiu o Alcázar de Segóvia. Totalmente restaurado, o castelo abriga hoje um museu com objetos de arte e tapeçarias.
Foto: Frank Kovalchek e Tomas Fano
Castelo de Hochosterwitz, Áustria
O Castelo de Hochosterwitz preserva a mesma decoração e arquitetura desde o século XIV.
Foto: Holger Weiss
Castelo de Vaux-le-Vicomte, Maincy, França
A casa e o jardim do castelo de Vaux-le-Vicomte foram construídos pelo arquiteto Charles Le Vau, pelo o pintor Charles Le Brun e pelo paisagista André Le Nôtre para o Superintendente de Finanças da França, Nicholas Fouquet.
Fotos: Panoramas, Olga Khomitsevich e Esther Westerveld
Palácio da Pena, Sintra, Portugal
Residência da realeza portuguesa durante o século 19, o Palácio Nacional da Pena é um dos maiores exemplos da arquitetura romântica em Portugal.
Fotos: Will e Alberto Racatumba
Castelo de Scaligero, Sirmione, Itália
Localizado na cidade de Sirmione, no Lago di Garda, o Castelo Scaligero foi batizado em homenagem à família Della Scalla, que governou a região de Verona no séculos 13 e 14. Hoje em dia ele é aberto para visitação do público e possui um museu que conta a história da propriedade e da região.
Fotos: Cinzia I.
Castelo de Chantilly, Vale do Loire, França
Além de ser um dos castelos mais visitados do Vale do Loire, o castelo de Chantilly ficou famoso por aqui depois de ter sido o endereço da festa de casamento da modelo Daniella Cicarelli e do ex-jogador Ronaldo.
Fotos: Guillaume Cattiaux
Palácio de Catherine, Tsarskoye Selo, Rússia
Mais de 100 quilos de ouro foram utilizados para decorar a fachada do Palácio de Catherine, encomendado pela Rainha Catarina I da Rússia.
Fotos: Frank Pietro e Stan Shebs
Castelo de Chambord, Vale do Loire, França
Sabe qual é a maior vantagem de ser da alta nobreza francesa? Possuir o castelo de Chambord - o maior da região do Vale do Loire - como seu retiro de caça. Dizem que Leonardo da Vinci foi responsável pela a arquitetura do lugar.
Fotos: xorge e Steve Collis
Quinta da Regaleira, Sintra, Portugal
O primeiro proprietário da Quinta da Regaleira como a conhecemos foi o brasileiro Antônio Augusto Carvalho Monteiro, herdeiro do comércio do café e de pedras preciosas. O palácio esconde diversas sinais que remetem à maçonaria e outras referências esotéricas. O jardim aquático e as fontes já valem a visita.
Fotos: liljc76, Frederik Rubensson e Hugo Lopes
Castelo de Howard, Yorkshire, Inglaterra
A família Howard - da qual descenderam Ana Bolena e Catherine Howard, duas das seis esposas do Rei Henrique VIII da Inglaterra - viveu por 300 anos no Castelo de Howard, que foi construído em 1712.
Fotos: Nick Garrod, John Robinson, Allan Harris ,chris e Michael D Beckwith
Castelo de Chenonceau, Vale do Loire, França
O Rei Henrique II deu o Castelo de Chenonceau de presente para a amante, Diane de Poitiers. Após a morte do monarca, a rainha regente da França, Catarina da Médici, expulsou Diane e elegeu o lugar como sua residência favorita.
Foto: Cristian Bortes e Sir Gawain
Qual é o seu castelo preferido? Corre lá: Google +, Twitter ou Facebook
Gostou? Veja também:
- As joias mais caras do mundo
- Os 50 lugares mais lindos do mundo
- 12 hotéis de luxo no Brasil
- Os restaurantes com as vistas mais espetaculares do mundo
- Bolsa-mania: as it-bags dos sonhos!