Apesar das calorias serem de fato reduzidas, os adoçantes artificiais presentes nos refrigerantes produzem um efeito parecido com o do açúcar no organismo: eles causam um pico de glicose no sangue, o que ativa a produção imediata de insulina e bagunça o metabolismo. Isso favorece que doenças como diabetes e obesidade se desenvolvam. Confira outras razões para boicotar de vez a bebida da dieta:
1. O gás dos refrigerantes gera gases abdominais – causando inchaço e um baita desconforto.
2. Beber refrigerantes diariamente sobrecarrega o fígado com o excesso de insulina no organismo. Estressado, ele acaba transformando o excesso de glicose em gordura – mesmo que tome a versão “zero” calorias. Adoçantes como o aspartame, sucralose e sacarina possuem sabor muito mais intenso que o original, o que, com o tempo, modifica nosso paladar para sabores naturais como os das frutas.
3. O metabolismo desajustado impacta a produção de leptina, hormônio responsável por regular o apetite. Como consequência, uma hora após tomar a bebida, você sente aquela fome de leão (e ainda mais vontade de comer doces).
4. Você consegue engolir dez colheres de açúcar de uma só vez? Pois é essa a quantidade que uma latinha de refrigerante possui (cerca de 37g). A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda uma ingestão máxima de apenas 25g por dia.
5. Um estudo do periódico Diabetes Cares (EUA) diz que ingerir a bebida diariamente está associado diretamente à obesidade, pressão alta e aumento de triglicérides – um quadro que invariavelmente leva a problemas cardíacos e diabetes.
Essa matéria foi escrita por @vazjuliana e editada por @cicaarra
Leia mais sobre dieta e alimentação aqui:
6 alternativas para substituir o açúcar (bem mais saudáveis, diga-se de passagem)
10 lanchinhos que parecem saudáveis mas não são
6 coisas que engordam (mesmo que você siga a dieta)
Pão engorda? Espinafre dá força? 5 mitos e verdades dos alimentos