Nem sempre sobra tempo e disposição para treinar o nosso lado #MasterChef na cozinha. Às vezes, só queremos chegar em casa, fazer uma receitinha rápida, usando tudo o que há na despensa, sem preocupações em passar no supermercado ou na feira. Um verdadeiro truque para abrir o apetite e praticar economia doméstica é fazer sopa de legumes.
“Principalmente, porque dá para aproveitar as sobras de ingredientes que estão na geladeira, em vez de jogá-los fora”, explica a nutricionista Roseli Ueno Ninomiya. Muito democráticas, as sopas podem receber qualquer tipo de verdura ou legume, fonte de proteína animal (carne, frango) e proteína vegetal (feijão, grão de bico, lentilha, ervilha).
Salve esta receita de sopa de legumes básica, e depois de experimentá-la, solte a imaginação e incremente com outros alimentos saborosos.
Sopa de legumes
Ingredientes
- ½ colher de sopa de azeite
- ½ cebola média ralada
- 1 dente de alho amassado
- 1 cenoura cortada em rodelas
- 3 mandioquinhas cortadas em cubos
- 8 unidades de vagem picada
- 1 tomate, sem pele e sem sementes, picado
- 1 colher (sopa) de cheiro verde picado
- Salsinha e cebolinha a gosto
- 1 litro de água fervente
Modo de fazer
Aqueça o azeite em uma panela e doure a cebola e o alho. Acrescente a cenoura, as mandioquinhas, a vagem e o tomate já cortados. Adicione um litro de água fervente e deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 20 minutos. Acrescente o cheiro verde e sirva a sopa de legumes em seguida. Cada porção de um prato fundo tem 289 calorias.
Rendimento:
4 porções
Tempo de preparo:
40 minutos
Informações nutricionais
Sopa de legumes
(porção de 1 prato fundo)
Valor energético: 289 calorias
Carboidratos: 37,2 g
Proteínas: 7,8 g
Gorduras: 2,6 g
Dicas para congelar a sopa de legumes
É possível armazenar a sopa de legumes e consumi-la depois. Guardada em um recipiente com tampa na geladeira, a receita pode durar por até 48 horas. No freezer, por até 90 dias. Antes de refrigerar ou congelar, espere esfriar.
Os potes devem estar sempre bem higienizados antes do uso, de forma a evitar qualquer tipo de contaminação por micro-organismos, que podem deteriorar o produto e causar danos à saúde. “Quando for consumir, deixe a sopa descongelar na geladeira ou, se for esquentá-la no micro-ondas, já congele o alimento em recipiente próprio para freezer e micro-ondas”, sugere.
Um recado importante
Sopa nem sempre serve como uma opção para um regime de perda de peso. “As sopas oferecem calorias como todos os alimentos e se houver exageros no consumo, as pessoas podem ingerir mais calorias do que o recomendado e, com isso, engordar. Sopas que levam creme de leite, manteiga, queijo parmesão, linguiça, entre outros ingredientes, podem ser consideradas mais ‘gordas’”, explica a nutricionista.
Gostou? Se você sabe como fazer uma sopa de legumes como ninguém, compartilhe suas dicas conosco.
Este texto foi escrito por Isabella Villalba e editado por @cicaarra
Mais receitinhas práticas:
- 8 jeitos de fazer chocolate quente
- Sugestões de marmita para o trabalho
Nós <3 estrogonofe:
- Aprenda a fazer um estrogonofe de carne light!
- O passo a passo para um estrogonofe de frango de dar água na boca