Quando o assunto é ter que deixar os filhos dividirem o mesmo quarto, muitos pais se desesperam. É claro que todos adoraríamos morar em casas ou apartamentos grandes o bastante para que cada um tivesse o seu próprio cômodo, mas, com espaços (e contas bancárias, rs) cada vez menores, na maioria das vezes a solução é colocar as crianças no mesmo ambiente, criando um dormitório misto. Mas, como fazer com que meninos e meninas dividam o espaço harmonicamente?
Se os seus filhos se dão bem, já é um excelente ponto de partida: irmãos que têm uma boa relação costumam respeitar mais o espaço e a opinião do outro e, assim, conseguem chegar a um acordo sobre o que querem com mais facilidade. Além disso, a afinidade pode ser uma aliada, fazendo com que as crianças se sintam felizes por estarem juntas no mesmo ambiente.
Não se esqueça, porém, que cada pequeno tem a sua própria reação e que nem sempre ela vai ser a melhor possível. "Não há nada errado se a criança falar que será muito chato ter que dividir o quarto. Uma criança pequena tem preocupações concretas: qual espaço seu irmão (ou irmã) ocupará, se terá que dividir seus brinquedos... Cabe aos pais conversar e ajudar seus filhos a entenderem melhor a situação", explica a psicóloga Glaucia Faria da Silva, coordenadora do serviço de psicologia infantil do Hospital Infantil Sabará.
Mas, não se assuste! Dá sim para fazer uma decoração beeem bonita para o quarto das crianças e fazer com que ambos se sintam confortáveis no ambiente, é só seguir essas dicas:
Dicas para uma decoração de quarto infantil bacana:
1) Se eles gostarem de uma cor em comum, pinte o quarto!
Não importa o sexo das crianças, mas sim o gosto pessoal delas. Seus filhos gostam de rosa? Pinte o quarto dessa cor. Azul? Aprovado. Lembre-se que são eles que estarão lá dentro e, portanto, é essencial que gostem do ambiente onde descansarão e brincarão juntos durante uma boa parte de sua infância.
Ah, não se esqueça também das cores neutras, como verde e amarelo, além de papeis de parede com estampas de nuvens ou traços geométricos. Eles podem dar uma nova vida ao cômodo sem que você tenha que, necessariamente, delimitar o espaço de cada uma das crianças.
2) Dois ambientes, um cômodo
Ok, não há meio dos seus filhos chegarem a um acordo e você quer que cada um expresse a própria personalidade no quarto? Separe o ambiente - não fisicamente, mas por meio de cores ou objetos que indiquem qual é o cantinho de cada um ali. Eles vão adorar!
3) Use beliches
E não vá pensando que as beliches têm que ser aquelas camas meio sem graça que vemos por aí: existem mil formas de customizá-las e fazer com que elas façam parte da decoração do quarto. Às vezes, tudo o que um móvel precisa é de uma pintura bonita para se sobressair. Só depende de você.
Mais dicas de decoração:
- O horóscopo na decoração: o quarto de cada signo
- Mude a cara do quarto com uma cabeceira de cama diferente
- Decoração para o quarto de criança dos sonhos
- Dicas de decoração para o quarto do bebê