Não espere que seu chefe note suas qualidades, tome a dianteira e mostre seu potencial – com a ajuda de algumas dicas. As 8 estratégias a seguir valorizam seu desempenho e foram elaboradas junto com o consultor de gestão de carreiras, Armand Mennechet.
1. Decifre seu chefe
Objetivo Compreender o tipo de funcionamento do seu chefe, para estar em sintonia com ele, responder da melhor maneira possível às suas necessidades e ganhá-lo, simplesmente.
Como fazer? "Trata-se de identificar o estilo do seu gerente e se adaptar a ele", explica Armand Mennechet. Logo, se ele faz mais o gênero participativo e descontraído, associe os colegas ao trabalho e estimule a convivência em grupo, propondo, por exemplo, um almoço de equipe mensal. Ele apreciará esse tipo de iniciativa coletiva. Já se ele prefere dirigir e controlar, antecipe-se às suas necessidades e faça relatórios regulares sobre o adiantamento do seu trabalho. E claro: "Esforce-se para ser positiva no ambiente profissional."
Erros que devem ser evitados Fazer o tipo bajuladora e tentar transformar seus superiores em seus melhores amigos. Esqueça, então, a mão no ombro do diretor ou os elogios exagerados sobre a nova gravata dele. Não é uma tática inteligente, uma vez que seu chefe não deve ser um ingênuo.
2. Hora da reunião
Objetivo Fazer notar seu trabalho e suas qualidades. Sair da situação de simples espectadora para mostrar que você pode também ser a atriz. Para começar, mostre que é capaz de falar em público.
Como fazer? Tome a palavra conscientemente e, antes de tudo, esclareça um assunto, não dê apenas sua opinião pessoal. "A ideia é trazer conteúdo e riqueza ao debate", explica Armand Mennechet. E a melhor maneira de fazer isso é se preparando. Na véspera, ensaie uma pequena intervenção, pertinente, sobre a pauta da reunião: "Você pode, por exemplo, atualizar seus colegas sobre uma lei que acaba de ser revogada", propõe o consultor.
Erros que devem ser evitados Monopolizar a palavra por 10 minutos ou fazer perguntas simplesmente para mostrar que existe. Evite também dar sua opinião a torto e a direito, sobretudo se ninguém a pediu.
3. Cuide da aparência
Objetivo Mostrar que você está atenta à imagem que passa socialmente. Cuidar da aparência também é uma prova de respeito aos seus colaboradores.
Como fazer? Roupas, cabelos, maquiagem... "Adapte seu look aos códigos da empresa e da sua atividade profissional, mantendo sua identidade graças a um pequeno toque pessoal", aconselha Mennechet.
Erros que devem ser evitados Aterrissar na empresa vestindo tailleur e stilettos de grife, quando todos do ambiente estão de jeans. "Esse tipo de roupa pode tornar-se um filtro à comunicação", previne o consultor. Então, evite o exagero.
4. Organize-se
Objetivo Demonstrar seu profissionalismo e sua capacidade de reagir. Se sua organização permite encontrar em um piscar de olhos o relatório que seu chefe está pedindo, quem marca pontos é você.
Como fazer? Pense rápido e de forma eficaz. "Separe seus relatórios em pastas simples, diferenciadas por cores", sugere Armand Mennechet. Para a caixa de e-mails não é diferente: crie divisórias temáticas para achar o mais rápido possível a mensagem que você procura. Na mesa de trabalho, faça a limpeza uma vez por semana, a fim de manter um espaço agradável.
Erros que devem ser evitados Concentrar-se mais na forma que no conteúdo e passar horas classificando seus papéis e colando etiquetas nas pastas de relatórios. O perigo: perder-se nos detalhes e descuidar do essencial: seu trabalho, pelo qual você é paga!
5. Mantenha o sangue frio
Objetivo Destacar sua resistência ao stress e à pressão e, assim, mostrar aos seus superiores o seu potencial de gestão e administração na empresa.
Como fazer? Antes de tudo, não reaja com a cabeça quente. Quando sentir a tensão subir, interrompa o conflito. Primeiro reflexo: saia da sala e se isole. Vá ao banheiro ou dê uma volta. Em seguida, beba um copo d'água e respire profundamente. Após 5 minutos, relativize o acontecido e, somente quando estiver calma, retorne à sala para dizer o que tem a dizer. "Isto vai sossegar o diálogo", explica Armand Mennechet.
Erros que devem ser evitados Censurar-se e guardar para si o que tem a dizer. "Dominar seus nervos não significar calar-se. Ao contrário, é preciso aprender a passar suas mensagens, mantendo sempre a calma." A franqueza é essencial.
6. Comunique-se
Objetivo Comunicar-se prova aos seus superiores que eles podem confiar em você. Trabalhar com transparência demonstra boa vontade e senso de responsabilidade.
Como fazer? Concentre-se em você mesmo. "Quando estiver bloqueada num engarrafamento, ligue para prevenir que chegará atrasada na empresa", recomenda Armand Mennechet. Igualmente, se tiver que sair mais cedo para ir ao dentista, informe ao seu chefe, mesmo que teoricamente não tenha que lhe dar satisfações sobre seus horários. "Se estiver com dificuldades pessoais, fale com ele, que certamente apreciará essa demonstração de confiança e compreenderá um eventual baixo desempenho no trabalho", continua o consultor.
Erros que devem ser evitados Exagerar e querer virar a amiga íntima do seu chefe. Decerto, ele não quer atualizações diárias sobre seus problemas amorosos.
7. Compartilhe as boas ideias
Objetivo Valorizar seu senso de iniciativa e sua capacidade de impulsão. Mostre ao seu chefe que você pensa mais coletivamente que de modo individual. Para começar, faça o grupo progredir e melhore o funcionamento da empresa.
Como fazer? Esteja disponível para escutar seus colegas. A partir das necessidades que eles têm, divida seu conhecimento adquirido em formações ou experiências passadas. "Abra sua agenda de endereços a um colaborador que procura novos clientes, compartilhe seus métodos de trabalho", sugere Armand Mennechet. Você pode, por exemplo, propor a criação de uma planilha comum de tarefas partilhadas, no qual cada empregado indicará o avanço de suas missões.
Erros que devem ser evitados Fazer o papel de sabichona e trazer seus palpites em quaisquer questões. Esqueça frases do tipo: "Você não é bem organizada, por isso perde tanto tempo! Se eu fosse você, faria de outra maneira." Dar lições de moral só vai irritar seus colegas!
8. Participe da vida na empresa
Objetivo Integrar-se à empresa, ser conhecida por todos. "Seu nome chegará mais facilmente aos ouvidos dos superiores", observa Armand Mennechet. Estreitar os laços é um bom modo de estar sempre atualizado sobre o que se passa na empresa, e trabalhar com pessoas que nos têm apreço e com as quais dividimos mais que o simples espaço físico é muito melhor, não?
Como fazer? Dê uma volta, vá tomar um café, gaste 5 minutinhos para papear com os colegas dos outros setores. Não decline sistematicamente os convites para os happy hours depois do expediente. Faça um esforço e apareça no encontro, "mesmo que fique meia hora, já é o bastante", insiste Armand Mennechet.
Erros que devem ser evitados Evite inundar os outros de piadas e e-mails inúteis durante o expediente. Isso ocupa espaço na caixa de entrada, é contraprodutivo e nem todos acham graça.
Ainda não acabou!
Continue com a gente
- 10 razões para se tornar uma pessoa mais produtiva
- 8 dicas para você não se estressar no trabalho
- As profissões que são promessa de sucesso nos próximos anos