Apesar de adorarmos os planners, trocamos as agendas em papel pelo calendário digital. Fazemos nossas compras online. Passamos mais horas com nossos amigos em conversas no WhatsApp do que no bar. A era digital é uma realidade e as empresas sabem disso.
Por sua vez, os perfis de trabalho tornaram-se mais especializados e focar em determinado campo da tecnologia é essencial para estar no centro do buzz. Além de Twitter, Instagram ou Facebook, as empresas estão em processo de engajamento. Quer direcionar sua carreira mas não sabe exatamente pra onde? Temos dicas.
Datamining, especialistas de dados
Todas as informações que as empresas possuírem de seus clientes são extremamente preciosas. Portanto, apenas uma pessoa que consiga destrinchar todos os tipos de informação dos consumidores será reverenciada: frequência de compra, segmentação de mercado, recolha e análise de dados… o necessário para propor as melhores estratégias para as necessidades da empresa. Um quebra-cabeça que se encaixa perfeitamente e a era da digitalização tornou-se a peça-chave para completá-lo. Um trabalho bem feito nessa área é sucesso garantido em campanhas dirigidas ao consumidor.
Especialistas em marketing online
Melhorar a imagem da empresa e obter o aumento de tráfego na web são dois dos objetivos deste perfil profissional. Uma das tendências nestas funções está no lançamento de campanhas cross channel em várias plataformas. Smartphones tornaram-se uma extensão do nosso corpo e isso não é uma novidade: uma das prioridades das empresas é adaptar o seu conteúdo web para campanhas mobile. A tecnologia está avançando a cada dia, é só uma questão de saber usar as ferramentas perfeitas de acordo com os seus objetivos dentro do turbilhão de crescimento no setor.
Especialistas em gamification e videogames
Os bons resultados obtidos a partir de campanhas que têm gamification como front page despertaram uma demanda por esses profissionais. Sua função é criar a melhor experiência possível para o usuário, bem como atrair, recrutar e reter clientes. De acordo com seu público-alvo, são escolhidos os melhores meios para transmitir de forma clara a mensagem da empresa. A realidade virtual está aumentando e é uma demanda real no mercado hoje em dia.
Customer Relationship Management (CRM)
Manter uma constante atualização dos dados é a sua principal função, mas agora os seus objetivos vão além. Eles transferem o conhecimento disponível sobre usuários, fornecedores e parceiros das estratégias de vendas da empresa para a comunicação contínua entre todos os setores. Como consequência, o vínculo entre a marca e seu público aumenta. O objetivo de um profissional com foco em CRM é obter resultados melhores no lançamento de campanhas com otimização de recursos.
Será que a tendência digital diminui a diferença salarial entre homens e mulheres?
Empresas como Apple, Facebook, LinkedIn, IBM ou Microsoft e muitas outras do setor já se comprometeram a fazer relatórios anuais sobre as disparidades salariais, rever as diferenças entre os trabalhadores, incluindo os esforços e igualdade de salários... entre outras práticas que prometem progresso. O setor de tecnologia ainda carece de uma representação das mulheres na sua força de trabalho, mas vamos torcer e lutar para que esse quadro mude logo. E, não vamos esquecer, "função igual, salário igual para homem e mulher”, conforme divulgado pela Apple em relatório sobre diversidade no ambiente de trabalho.
Podemos finalmente acreditar que a nova tendência digital é a oportunidade para finalmente caminharmos em direção à igualdade? Só o tempo dirá.
Ainda não acabou!
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