Trabalho, casa, filhos... são tantas as preocupações que, às vezes, acabamos brigando com o relógio e não sabendo organizar o tempo para realizar todas as atividades necessárias.
Se você gostaria que seu dia tivesse mais do que 24 horas, saiba que não é preciso chegar a tanto: algumas dicas preciosas podem descomplicar a sua vida. O primeiro passo é criar uma rotina. “Muitas pessoas acham que ter uma rotina é desgastante e uma forma engessada de trabalhar, mas é exatamente o contrário. Ter o controle do que deve ser feito não aprisiona, liberta”, afirma Priscila Saboia, sócia da Seja Personal Organizer, no Rio de Janeiro.
Ludmilla Torres, da Sociedade Brasileira de Coaching, em São Paulo, concorda. Para ela, planejar o seu dia faz com que você economize energia e consiga realizar mais tarefas. Um bom plano escrito, detalhado, com uma lista de tarefas e atividades necessárias, é uma ótima maneira de não cair na procrastinação. E para evitar a tal procrastinação, não tem jeito: é melhor fazer primeiro as atividades mais importantes, urgentes e complicadas, já que isso otimiza o tempo.
Se achar necessário, cronometre o tempo gasto em cada atividade realizada no dia a dia. Ter o controle das tarefas é o primeiro passo para que elas sejam executadas, e a melhor forma de fazer esse planejamento é anotando tudo que deve ser feito e em quanto tempo. A partir daí, planejar o que deve ser feito e quando deve ser feito fica mais simples.
Os aplicativos de celular também podem ser grandes aliados para organizar o tempo, já que vivemos conectados e utilizamos os smartphones o tempo todo. Dê preferência aos apps de agendas, notas e outros, como o Evernote e o Asana – indicações de Ivana Portella, sócia de Priscila.
Por fim, dar a si mesma uma recompensa depois da conclusão de uma tarefa árdua pode ser uma forma de estímulo para que você cumpra outras atividades.
Veja abaixo as principais dicas das especialistas para organizar melhor seu tempo:
• Não procrastine. Crie sua agenda, determine as prioridades e cumpra o que se comprometer a fazer;
• Além de fazer a lista das tarefas que você precisa realizar e organizar por ordem de prioridade e urgência, liste três consequências negativas que podem ocorrer se você procrastinar e não conseguir realizar as tarefas a tempo;
• Liste também três benefícios que obterá ao superar a procrastinação e desenvolver o hábito da conclusão rápida das tarefas. Isso dará motivação para fazer o que deve ser feito com eficácia;
• Combine uma recompensa consigo mesma. Se fizer alguma tarefa num prazo menor que o estabelecido, vá tomar um café, fazer uma ligação para um amigo ou checar o WhatsApp.
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