Nós já falamos em outras ocasiões sobre como fazer um bom currículo, mas desta vez vamos nos aprofundar um pouco mais. Quando se trata de escrita o importante é escolher as palavras certas e certeiras. A questão é: como podemos utilizá-las para causar uma boa primeira impressão em poucos segundos? De acordo com o Linkedin, a maior rede de emprego no mundo, o ideal não é descrever nossas habilidades, mas mostrá-las com exemplos. A empresa desenvolveu um ranking de 10 palavras “desnecessárias” frequentemente utilizadas em currículos. Aqui estão elas:
A cada ano, o Linkedin prepara esse ranking com palavras que podem nos atrapalhar na busca de um job. "Apaixonada" e "criativa" são dois adjetivos que nunca faltam na lista. O motivo? São palavras positivas, mas que não deixam margem para um pouco de humildade. Pense nisso: o fato de que você colocar em seu currículo que você é realmente criativa não a define exatamente como tal.
Por que nós usamos essas palavras?
O Linkedin reflete a opinião de Christopher Sandford, jornalista especialista no campo, que explica a razão pela qual todos (sim, todos) usam estas palavras. Os motivos residem em quatro razões principais:
1. Facilidade: usar palavras “curinga” é mais rápido e não requer muita reflexão ao escrever nosso currículo.
2. Todo mundo faz: simplesmente vemos escrito assim nos perfis de outros colegas de trabalho. E soa tão "profissional", que copiamos.
3. Por associação: acreditamos que usar esses termos nos aproxima de um determinado tipo de emprego.
4. Insegurança: às vezes usamos essas palavras porque nos sentimos inseguras. É sempre difícil escrever sobre nós mesmas e listar o nosso sucesso profissional, portanto nos escondemos por trás de clichês, ficamos no lugar-comum.
O que devemos fazer então?
Em primeiro lugar, rever os nossos currículos e excluir as palavras-clichê dele. Quando fizer o upload do seu CV no Linkedin, não use adjetivos para descrever a si mesma, em vez disso, utilize exemplos concretos (documentos, links, imagens...) que descrevem seu trabalho ou suas realizações. Não basta falar (ou descrever), mostre!
Ainda não acabou
Temos mais dicas aqui:
📈 5 respostas para não dar em uma entrevista de emprego
📈 As profissões que são promessa de sucesso nos próximos anos
📈 Viajar o mundo sem largar o emprego é possível