Lavar o cabelo é bom, mas secar às vezes dá uma preguiça... Quem nunca desistiu do secador e resolveu dormir com as madeixas molhadas mesmo, hein? O problema é que tem muita gente por aí que diz que esse hábito estraga os fios, mas ninguém sabe explicar o porquê. Para acabar com a dúvidas, as meninas do enfeminino (versão espanhola do taofeminino) conversaram com a dermatologista Cristina de Hoyos, de Madrid, que esclareceu tim-tim por tim-tim essa história.
Segundo a especialista, deixar o cabelo molhado durante muito tempo, especialmente coberto por toucas ou até mesmo os cobertores da sua cama, pode prejudicar a fibra capilar e o couro cabeludo. Isso acontece porque o excesso de umidade provoca alterações no PH natural da região que, desregulado, pode aumentar ou diminuir a produção de gordura na região. É importante ressaltar, porém, que lavar os fios todos os dias não causa nenhum dano, desde que você use xampus pouco agressivos e enxague com água morna.
Tá, mas quais problemas o PH desregulado traz?
Um dos problemas com maior incidência causado pelos cabelos molhados é a dermatite seborreica, infecção originada pelo fungo Melasezzia furfur. Seus sintomas vão desde uma leve escamação, popularmente chamada de caspa, até a queda severa de fios e feridas graves.
Para evitar a dermatite, basta tomar alguns cuidados como, obviamente, não dormir com o cabelo molhado, usar xampus pouco agressivos e, caso seja percebida alguma anomalia, procurar um dermatologista. Ele poderá receitar loções capilares para tratar o problema sem que ele se agrave.
Secadores, chapinhas e afins
Abusar do secador e da prancha pode SIM trazer danos à fibra capilar, deixando-a desidratada e quebradiça. Ah, além disso, a velha regra: NUNCA tente fazer chapinha com as madeixas molhadas, mesmo. Além de queimar os fios, esse hábito faz com que a água passe para a estrutura interior dos fios, o que retira toda a luminosidade natural deles.
Não sobrevive sem esses objetos? Sem problemas, mas lembre-se de dedicar uma atenção especial ao seu cabelo. Hidratações e cortes periódicos das pontinhas são sempre bem vindos, além dos protetores térmicos, indispensáveis antes do uso de secadores e objetos que emanam calor artificial.
Mais dicas para ter um cabelo bonito:
- Como cuidar de cabelos cacheados? Experts dão as dicas
- No poo, low poo e os mitos e verdades sobre essa história de parar de usar xampu
- 20 nutrientes essenciais para um cabelo saudável de A a Z
- Cronograma capilar, o calendário de beleza do seu cabelo
- O ‘milagre’ da multiplicação dos fios! Como fazer o cabelo crescer