Esmalte desgastado & lascado antes da hora? Essa é uma frustração que, definitivamente, podemos escapar ilesas graças às dicas de Leda Moreira, designer de unhas do Studio Tez (SP) e Cecília Franco, manicure do Square Hair & Care (SP). Tome nota!
1) Tire o esmalte dois dias antes de ir à manicure. “As unhas ‘ventilam’ e ficam mais porosas, garantindo melhor aderência da cor”, explica Leda.
2) Use uma lixa fina para dar o formato das unhas, certificando-se de lixar bem toda a extensão das pontas, sem deixar nenhum relevo ou escama aberta. Assim, o esmalte não lasca.
3) Higienize as unhas antes de esmaltar. “Impurezas e resquícios de produtos, como hidratantes e óleos, fazem com que o esmalte não fixe bem”, avisa Cecília.
4) O polimento das unhas é uma mão na roda para remover impurezas e melhorar a fixação do esmalte. Use lixas próprias, com movimento de vai e vem, para nivelá-las.
5) Outra boa pedida para tirar a “poeirinha” da lixa e impurezas é passar vinagre de maçã nas unhas. “Umedeça um pedaço de algodão no condimento, aplique e espere secar”, ensina Leda. Depois, lance mão da base.
6) E, por falar em base, opte por versões fortalecedoras antes da esmaltação. “O produto protege as unhas e auxilia no seu crescimento, o que também prolonga a duração do esmalte”, afirma Cecília. As bases foscas, por ter a textura rugosa, também melhoram a aderência.
7) Esmaltes fora do prazo de validade costumam engrossar, diminuindo seu tempo de duração nas unhas. Descarte-os e use apenas produtos novos!
8) Na hora da esmaltação, prefira passar camadas finas do produto. Se forem muito grossas, o excesso demora pra secar, fica com relevo e qualquer batidinha mais forte já pode estragar o esmalte.
9) Depois, aplique uma camada generosa de óleo secante e limpe os cantos delicadamente com palito e algodão. Você pode fazer a técnica ‘carioca’, que consiste em deixar as pontinhas das unhas sem esmalte. “Esse truque sela o produto e faz com que ele não ‘abra’ e comece a descascar”, comenta Leda.
10) Dois dias após a esmaltação, aplique uma camada de top coat para realçar a cor e aumentar o tempo de vida do esmalte.
11) “Faça as tarefas domésticas com luvas de borracha para que os produtos químicos não entrem em contato com as mãos e, consequentemente, com o esmalte”, aconselha Cecília.
Este texto foi escrito por @moniquezg e editado por @cicaarra
Ainda não acabou!
Continue com a gente:
- As melhores dicas para manter as unhas fortes e saudáveis
- Evite 10 hábitos que estragam suas unhas
- Descubra como parar de roer as unhas
- O passo a passo para disfarçar o esmalte descascado