Pesquisadores analisaram dados do Registro Nacional de nascimento sueco, que envolveu cerca de 13.500 pares de irmãs. Os dados analisados incluíam peso das participantes quando nasceram e o peso e altura durante a gravidez de cada uma, obtidos na primeira visita pré-natal das mulheres (de 10 a 12 semanas de gravidez).
Os resultados foram surpreendentes: foi constatado que as irmãs mais velhas eram mais propensas a desenvolver excesso de peso - a probabilidade delas serem obesas era 40% maior em relação às caçulas. "Esse estudo serve como um backup das avaliações de três pesquisas anteriores feitas com mulheres adultas, homens adultos e crianças dos dois sexos”, comenta Wayne Cutfield, autor sênior do estudo e professor de endocrinologia da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia. As quatro etapas de análise mostraram um aumento no risco de obesidade nos homens e mulheres que nasceram primeiro.
Os motivos exatos que explicam as razões de uma pessoa aumentar o risco de ter obesidade são desconhecidos, mas os pesquisadores especularam que a resposta pode estar no útero - especificamente na placenta. É possível que em gestações posteriores ocorram alterações que aumentem a quantidade de sangue para a placenta, explicou Cutfield. Isso significa que, durante a primeira gravidez , os vasos sanguíneos podem ser comparativamente mais estreitos, limitando o fluxo sanguíneo.
Porém, se você é a irmã mais velha, fique calma. Os pesquisadores advertiram que a ordem de nascimento certamente não é o único fator de risco para a obesidade."É provável que nascer primeiro seja apenas uma pequena contribuição para desenvolver obesidade e diabetes - já que as diferenças entre obesidade e resistência à insulina entre irmãos mais novos e mais velhos não são tão grandes", disse Cutfield.
Leia mais:
+ Quero parar de fumar, e agora? Por onde eu começo?
+ Pernas cansadas e com varizes? Veja causas e tratamentos aqui!
+ Pensando no futuro: os melhores alimentos e exercícios para prevenir a osteoporose
+ Por que o chá matchá está na lista das superbebidas do momento
+ 10 motivos para se apaixonar pelo mamão papaia