Nutritiva, versátil e, de quebra, ótima para a saúde. Essas são apenas três das qualidades da chia que já demonstram por que essa semente virou a queridinha de celebridades como Gwyneth Paltrow, Gloria Maria e Ellie Goulding. Convidamos as nutricionistas Maiara Fidalgo e Renata Queiroz, de São Paulo, para nos ajudarem a desbravar os benefícios desse item que, com certeza, vai entrar para sua lista de alimentos funcionais favoritos. Querida leitora, seja bem-vinda ao maravilhoso mundo da chia!
Descobrindo as origens da chia
Chia é o nome popular de uma planta chamada Salvia hispanica, comum na Guatemala, México e Colômbia. Foi amplamente usada pelos guerreiros astecas durante os séculos XIV e XVI devido aos seus nutrientes que proporcionam força, energia e ajudam a aliviar as dores derivadas de inflamações.
Embora já seja utilizada há muito tempo, a chia tornou-se mundialmente famosa nos dias de hoje após declarações de celebridades que afirmaram utilizá-la, especialmente Gwyneth Paltrow, conhecida por sua alimentação natural e balanceada, que publicou uma matéria em seu site (goop.com) falando sobre os benefícios da semente.
Motivos para amar a chia
O segredo do sucesso da chia está nas substâncias que a compõem: a semente é fonte de ômega 3, antioxidantes, fibras, aminoácidos, ácidos graxos poli-insaturados, proteínas, vitaminas e carboidratos de baixo índice glicêmico. Ufa, quanta coisa! Para você entender melhor...
- ... a chia tem 5 vezes mais cálcio do que o leite!
- 3 vezes mais antioxidantes do que o mirtilo;
- 3 vezes mais ferro do que o espinafre;
- 2 vezes mais fibras do que o mingau;
- 2 vezes mais proteínas do que qualquer feijão, semente e grãos de uma forma geral;
- 2 vezes mais potássio do que a banana.
E, para as celíacas: a semente de chia no seu estado natural (ou seja, pura, e não misturada com outros grãos, shakes e afins) não contém glúten e, por isso, pode ser consumida sem problemas.
Agora, vamos ver os benefícios da chia na prática:
Chia: uma semente eficaz para a sua dieta!
As sementes de chia fazem você se sentir satisfeita por mais tempo e, de quebra, ajudam a perder peso. “Suas fibras têm a capacidade de absorver muita água e, quando entram em contato com o suco gástrico, transformam-se em uma espécie de gel que aumenta a dilatação do estômago, promovendo a saciedade”, explica Renata. Ou seja: sabe aquela sensação de querer comer alguma coisa fora de hora? Diga adeus a ela!
Função detox
A semente de chia possui altas quantidades de ácido cafeico, que auxilia na desintoxificação do fígado. Além disso, atua como um regulador intestinal e promove uma limpeza do sistema digestivo de forma 100% natural. Ideal para você que não dispensa um detox para sentir que o seu corpo está nos eixos.
Rejuvenescimento da pele
Outro benefício do ácido cafeico presente na chia é que ele evita a formação dos radicais livres, principais responsáveis pelo envelhecimento da pele. “Em sua composição nutricional, a semente de chia apresenta vitamina A, que reduz a acne e o ressecamento da pele, e vitamina B2, importante para pele, unhas e cabelos”, afirma Renata.
Uma aliada nas atividades físicas
Procurando algo perfeito para comer antes do treino? Encontrou! A chia tem 20% da sua composição formada por proteínas e potássio, por isso é uma excelente fonte de energia!
O ômega 3 das sementes também fazem delas uma ótima forma de aliviar as dores do pós-treino, já que age como um anti-inflamatório – aliás, os guerreiros astecas já usavam a chia para reduzir as dores musculares causadas pelas intensas batalhas.
A chia é excelente, mas vá com calma!
“Como a chia tem uma grande quantidade de fibras, pessoas com problemas gastrointestinais podem não aceitá-las bem”, explica Maiara. A nutricionista Renata completa: “É recomendado ingerir 2 colheres de sopa por dia pois, em excesso, as sementes podem causar aumento de peso, desconforto gástrico e constipação intestinal”.
Portanto, nada de esquecer que a alimentação balanceada é importante. Dessa forma você aproveitará o melhor que a chia pode proporcionar ao seu corpo sem nenhum efeito colateral indesejado.
Receitas com chia: aprenda a colocar essa semente na sua rotina
É difícil definir o gosto das sementes: alguns afirmam que lembra um pouco o de amêndoas, outros dizem não sentir sabor algum... De qualquer forma, graças a essa indefinição, a chia é extremamente versátil e pode ser colocada em iogurtes, smoothies, saladas de frutas e afins.
A orientação da nutricionista Maiara é consumir a chia hidratada. Para isso, coloque 1 colher de sopa de sementes em ½ xícara de chá de água filtrada ou outro líquido, como um suco, e deixe a mistura agir durante a noite. No dia seguinte você obterá uma espécie de gelatina, e é justamente ela que deve misturar nos alimentos para aproveitar os nutrientes da semente.
Outra opção é fazer um delicioso suco de frutas vermelhas com chia, que ajuda a previnir o envelhecimento. Renata é quem passa a receita:
Suco de frutas vermelhas com chia
- 100 ml de suco de uva integral orgânico
- 100g de polpa de mirtilo
- 100g de framboesa
- 5 morangos
- 1 colher de sopa de chia
Modo de preparo: misture todos os ingredientes no liquidificador e acrescente gelo a gosto.
Mais alimentos saudáveis? É pra já:
• Herói do detox! 8 incríveis benefícios do limão
• Pensando no futuro: os melhores alimentos e exercícios para prevenir a osteoporose
• 10 motivos para se apaixonar pelo mamão papaia
• 12 motivos para usar e abusar da canela na alimentação
• Zero calorias, 7 benefícios: veja como o chá preto melhora a sua saúde
• Suculento e delicioso: 7 benefícios incríveis do pêssego
E tem outros aqui também: