Os poros são, resumidamente, encarregados de trazer à superfície da cútis todo o sebo gerado pelas glândulas sebáceas. E não há nada de anormal nisso, afinal, toda pele precisa de uma certa quantia de oleosidade para não ressecar.
Mas, como você já deve ter ouvido falar por aí, a diferença entre o veneno e o antídoto está na dose: “Quando esse óleo é produzido em abundância - mecanismo corriqueiro nas peles com excesso de brilho -, os buraquinhos se dilatam e ficam mais largos e evidentes”, fala Abdo Salomão Jr., diretor da clínica homônima e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (MG).
A poluição e o acúmulo de células mortas também são vilões, já que colaboram para o entupimento dos poros, que ganham ainda mais diâmetro. “Esses pontos podem assumir aspecto escurecido, que resultam na formação de comedões abertos, os famosos cravos pretos”, avisa Flávia Novis, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (RJ). Melhor fugir dessa fria, né?
Ritual de limpeza
Para descongestionar a área e diminuir o tamanho dos poros dilatados, nada mais apropriado do que caprichar na limpeza do rosto. “Lave-o duas vezes por dia com sabonetes adstringentes à base de ácido glicólico ou salicílico, que controlam a oleosidade da pele”, ensina Flávia Martelli, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SP). Segundo a especialista, o ideal é que a temperatura da água seja fria ou morna, já que a quente pode aumentar a secreção sebácea e deixar os furinhos ainda mais perceptíveis.
Em seguida, vale aplicar um tônico, que equilibra o pH da cútis. “Esfoliações semanais também são indicadas: o procedimento remove as impurezas da tez e, consequentemente, permite que ela respire melhor”, assegura Lígia Novais, dermatologista da Haute Dermatologia e Estética (SP). A dica, nesse caso, é fazê-la delicadamente, com leves massagens. “Grandes fricções causam irritação e provocam efeito rebote, que aumenta a produção de sebo”, diz Flávia Novis.
Os melhores cosméticos
Como a oleosidade é inimiga número um dos poros dilatados, o mais prudente é apostar em produtos oil free. “O ideal é que tenham textura leve, caso dos géis, géis-creme e séruns”, indica Flávia Martelli. Os hidratantes e filtros solares devem, ainda, conter ativos que controlem esse brilho e ajudem a contrair os pontos na pele. Ah, e máscaras faciais com argila verde ou branca também entregam esse efeito, viu? “Para completar o combo de cuidados, o médico pode recomendar o uso de cremes noturnos formulados com peróxido de benzoíla, ácidos retinóico, salicílico ou glicólico”, arremata Abdo Salomão Jr.
Receitas caseiras
Quem ensina o passo a passo é Vanessa Andrade, coordenadora estética do Spa Posse do Corpo (RJ):
Máscara 3 em 1
Bata 100 g de pepino, uma colher (sopa) de mel e duas colheres (sopa) de aveia no liquidificador. Quando a mistura ficar pronta, aplique no rosto e deixe agir por 20 minutos. O procedimento deve ser feito uma vez por semana antes da esfoliação facial e tem função adstringente, além de tonificar e refrescar a pele. Mara!
Cubos de gelo
Basta aplicá-los diretamente no rosto logo após o banho. “Para não queimar a pele, o tempo de contato deve ser de apenas 30 segundos”, alerta a expert. Esse macete irá ajudá-la a comprimir os poros que é uma beleza! Ideal para ser colocado em prática uma vez por semana.
Máscara de amêndoas
Triture 1/3 xícara (chá) de amêndoas até obter consistência de pó. Depois, é só adicionar água para formar uma pasta. Comece a aplicação pelo nariz e espalhe nas demais áreas. Mantenha a máscara no rosto durante 30 minutos e a remova com água morna. Repita o processo duas vezes por semana. “O resultado é uma pele hidratada, nutrida e com poros menores”, garante Vanessa Andrade.
Maquiagem: o segredo está na moderação
A notícia é triste, mas o excesso de make e o acúmulo de seus resíduos pioram, sim, os poros dilatados. “As impurezas entopem as glândulas e aumentam a pressão dos ductos, deixando-os mais largos”, esclarece Abdo Salomão Jr. Você não precisa abdicar de todo o seu nécessaire por conta disso, mas adotar algumas medidas podem prevenir possíveis chabus.
A primeira delas é, sem dúvidas, pegar leve (aka deixar de lado os produtos pesadões que conferem o efeito ‘rebocado’ na pele) e apostar, assim como os cosméticos, em maquiagens livres de óleo e com efeito matificante, que controlam o brilho. “O cuidado também deve ser redobrado na hora da remoção. O ideal é aplicar primeiro o demaquilante específico para só depois lavar o rosto. Ele limpa a pele mais profundamente e evita aquele esfrega-esfrega agressivo que provoca o aumento da oleosidade”, lembra Lígia Novais.
Disfarce imediato
Se a intenção é ter uma solução temporária e a curto prazo para o incômodo, um item indispensável no mundo da pré-maquiagem pode te ajudar: estamos falando do primer, gente! O santo produtinho cria um disfarce óptico na tez, que camufla os poros aparentes e, de quebra, contém a oleosidade. O mesmo vale para os cosméticos com efeito blur (sim, igual ao do Photoshop!), novidade que chegou recentemente ao mercado da beleza para somar forças: o resultado é uma pele lisinha, tipo de boneca!
E no consultório...
Converse com seu dermatologista a respeito do peeling de cristal e químico. “O primeiro, realizado de forma mecânica, utiliza pequenos cristais que, ao entrar em contato com a pele, promovem uma esfoliação leve e desobstruem os poros”, detalha Lígia Novais. “Já o segundo estimula a renovação da cútis graças aos ácidos – como o retinóico, por exemplo – aplicados em concentrações superiores aos cosméticos de uso caseiro”, compara Flávia Novis. E há diversos outros tratamentos estéticos que podem ajudá-la a vencer esse chabu, viu? Luz Intensa Pulsada e laser de CO2 fracionado são alguns deles.
“O uso oral da isotretinoína também pode ser uma saída”, sugere Flávia Martelli. Derivada da vitamina A, essa substância é indicada para casos de acne severa, condição que caminha de mãos dadas com os poros dilatados. Ela inibe o tamanho da glândula sebácea e reduz a quantia de secreção, o que automaticamente minimiza o problema.
Continue com a gente:
- É primavera... E tem seleção de perfumes florais para entrar no clima da estação
- Faça o teste e saiba qual é o melhor programa anti-celulite para você
- Tratamento noturno: +40 produtos de beleza que agem durante o sono
- No poo, low poo e os mitos e verdades sobre essa história de parar de usar xampu
- Com que base eu vou? Dicas para escolher a cobertura perfeita neste guichê!