Nós sabemos, que maquiagem sobrevive à uma noite de balada intensa? O risco de lápis preto já está indistinguível, o rímel está no lugar no blush e enfim, está tudo mais para um quadro do Picasso do que um comercial da Cover Girl... Depois de muitos sustos no espelho e madrugadas de demaquilantes, separamos as melhores dicas para fazer a maquiagem durar a noite toda!
Antes de começar...
Dicas básicas para não fazer feio e acabar a noite com "make cubista":
- Evite lápis preto na linha d´água. Mesmo os lápis à prova d'água tendem a borrar pois a nossa lágrima contém gordura, que dissolve o produto.
- Produtos muito cremosos como sombras, blush, bases e batons têm, geralmente, uma durabilidade bem menor do que produtos mais secos, em pó.
- Para a maquiagem dos olhos ficar no lugar, aposte numa sombra de longa-duração, para ser aplicada antes de todas as outras, como um primer.
- Para driblar a oleosidade, use produtos mais sequinhos ou de longa duração na pele e controle a quantidade de base, blush ou corretivo para não "talhar"
Pele
Primeiro passo: hidratação + primer + base
1) Sua maquiagem só vai durar se sua pele estiver preparada para recebê-la. Portanto, antes de tudo, limpe o rosto com um sabonete adequado e use um hidratante que seja compatível com seu tipo de pele.
2) Primer: Ele "cola" a maquiagem no rosto e ajuda no acabamento e na durabilidade. Os primers matificantes são ideiais para quem tem a pele mais oleosa.
3) Corretivo para as olheiras: aplique somente onde a pele for mais escura, e no tom correto para a sua olheira.
Heresias de beleza: aplicar corretivo mais claro embaixo dos olhos (só acinzenta e destaca mais ainda a olheira) e também na pálpebra móvel, para uniformizar o tom -- isso acaba com a durabilidade do make e o produto fica concentrado nas linhas! Fique atenta!
Dica: aplique sempre a base e o primer com um pincel, começando do centro do rosto para fora. Concentre a aplicação onde você realmente precisa de cobertura. Geralmente, as áreas perto da linha do cabelo e orelha não necessitam correção, ou seja, você não precisa de muita base ali!
Blush e contornos
Segundo passo: blush + contorno
4) Com um pincel chanfrado para contorno e blush, marque a linha da cova da maçã -- aquela que vai da orelha até o meio da bochecha -- para criar forma e ângulos no rosto.
5) O blush é aplicado frontalmente, ou seja, bem encima da bochecha, onde o rosto é naturalmente mais rosado. Aplique com batidinhas do mesmo pincel, esfumando o produto, sem deixar muito marcado
Dica: o blush não acompanha o movimento do contorno, ele fica mais na área frontal do rosto. Cuidado para não pesar a mão e ficar com aquele blush "chinelada"
Olhos
Terceiro passo: sombra de longa duração + sobra escura + sombra cintilante + glitter
O foco da maquiagem são os olhos então reserve mais energia para eles!
6) Com um pincel chato e de pouco volume (primeira foto da galeria acima) aplique uma sombra de longa duração, que seja da cor da sua pele ou até um pouco mais clara. Ela ajudará a fixar as sombras e outros produtos que você adicionar e ainda uniformiza o tom da pálpebra.
7) O próximo passo é esfumar uma sombra cintilante clarinha por toda a pálpebra móvel, para iluminar os olhos e criar um contraste com a sombra escura.
8) Em seguida, com um pincel para esfumar, mais fofo e gordinho, marque o côncavo do olho com uma sombra mais escura, ela pode ser preta, marrom, cinza, enfim, a cor que você quiser -- escolhemos uma preta, que esfumada ficou com um tom acinzentado.
9) Para arrematar, concentre um pouco mais da sombra clarinha cintilante no meio da pálpebra e no canto interno do olho.
10) Se quiser deixar tudo mais festivo, adicione, com a ponta dos dedos, um pouco de glitter nos cantos externos do olho. Daí é só aplicar algumas camadas de máscara de cílios à prova d'água e arrasar!
Leia mais:
- Maquiagem para os olhos
- 7 looks de maquiagem para o dia-a-dia
- Teste: Qual base é melhor para o seu tipo de pele?
- 25 ideias para olhos pretos esfumados
- Tendências para corte de cabelo em 2014